Foto: Félix Milesi

Por Aline Daflon

A abertura do ano letivo da UERJ foi marcada pela presença da ex-presidenta, Dilma Rousseff, que ministrou a aula inaugural do curso de mestrado “Estado, Governo e Políticas Públicas” da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais  (Flacso) em parceria com a UERJ.

Dilma fala sobre “Capitalismo de Vigilância” , uma nova forma de capitalismo que consiste na utilização de dados que usuários fornecem gratuitamente a empresas de tecnologia.

Ainda dentro da temática abordada, a ex-presidenta faz uma relação entre as Fakenews e os resultados das eleições presidenciais do Brasil em 2018. Segundo Dilma, é o Estado quem deve fazer o controle de notícias falsas veiculadas pelas mídias sociais “Quem tem força para controlar esse processo? Quem tem força para controlar esse processo é só o Estado”.

Em entrevista exclusiva para a Rádio Uerj e TV Uerj, Dilma afirma que as universidades têm pouca intervenção  no controle das Fakenews, pois seria necessário o poder do Estado. No entanto, a ex-presidenta aponta o importante papel das universidades na promoção de  um pensamento crítico “Ela tem o poder de construir pensamento e conhecimento social. É o conhecimento que sai além do professor, para além do pesquisador, que encontra um caminho na sociedade. Isso talvez seja o grande instrumento de mobilização contra eles. É você ser capaz de denominar o que acontece”.

Inscreva-se no canal da TV Uerj no You Tube e assista à cobertura completa da Aula Magna ministrada por Dilma Rousseff.