Foto: Bruna Gomes

Por Aline Daflon

A ex-presidenta Dilma Rousseff ministrou hoje a aula magna do curso de mestrado “Estado, Governo e Políticas Públicas” da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso), que será realizado na Uerj. O evento aconteceu no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã e contou com a presença do reitor da Uerj, Ricardo Lodi, da pró-reitora de extensão e cultura, Cláudia Gonçalves, do conselheiro acadêmico da Flacso Brasil, Pablo Gentili e do presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann.

O tema abordado foi “Capitalismo de Vigilância” que consiste na utilização de dados que usuários fornecem gratuitamente a empresas de tecnologia. Informações pessoais como: gosto por comidas, cinema, música, viagem, dentre outras, são transformadas em mercadorias. Dessa maneira, tais dados passam a influenciar o comportamento humano.

Em entrevista exclusiva ao Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da Uerj, Dilma destacou o importante papel das instituições de ensino no combate a essa vigilância “É pelo poder das universidades de construir pensamento e conhecimento social, que podemos compensar a desigualdade entre nós e eles (as empresas de tecnologia). Conscientizar as pessoas dessa realidade da vigilância é fundamental, pois quando você compreende a realidade, você pode lutar.”