No dia 15 de agosto, a Diretoria de Comunicação Social participou do primeiro Congresso dos Servidores Técnico-Administrativos do Centro de Tecnologia e Ciências (CTC). Organizado pela equipe do projeto PROTEC Rede Integra CTC e com apoio da direção, o evento aconteceu no auditório da Faculdade de Geologia, no segundo andar do campus Maracanã, com transmissão online na plataforma conferênciaweb, da Rede Brasileira para Educação e Pesquisa.

O congresso contou com sete palestras de diversos setores estratégicos da Administração Central da universidade, que expuseram resultados de avaliações promovidas pelo CTC junto aos técnicos, além de apresentar o próprio setor e seus serviços. O coordenador do evento e assessor do Centro de Tecnologia e Ciências, Luiz Felipe Dias da Rocha, falou sobre a importância da iniciativa:

“A gente tem o objetivo de promover uma maior integração dos servidores das nossas unidades acadêmicas. Atualmente, nós temos 11 unidades acadêmicas vinculadas ao CTC. Grande parte delas ficam fora do campus Maracanã. Então, isso dificulta um pouquinho mais essa integração. A gente acredita que uma organização integrada tem alguns benefícios. Ela trabalha melhor e diminui a demanda de retrabalho e as pessoas conseguem fazer os ajustes necessários nos processos produtivos.”, afirma o assessor.

Sendo a principal responsável pela comunicação interna e externa da Universidade, a presença da Diretoria de Comunicação Social no evento é importante, como disse Ana Cláudia Theme, diretora da Comuns.

“A comunicação perpassa todas as unidades da Universidade, sejam elas acadêmicas ou administrativas. Então, a gente prestigiar esses eventos, participar desses momentos de troca de aprendizado é muito importante. É uma oportunidade de falar sobre a comunicação e de desmistificar algumas crenças, de falar sobre o nosso trabalho apresentar novidades, então sempre são encontros muito interessantes”, comenta Ana.

Além disso, a Comuns trabalha para que a Uerj tenha um diálogo interno e externo amplo e colaborativo, através da construção de uma política de comunicação.

“A Comuns, desde 2020, vem trabalhando seguindo uma determinada política de comunicação, mas, por conta da pandemia, nós não tivemos oportunidade de fazer disso um momento de construção coletiva e eu acho que a gente precisa investir nisso no futuro. Seria muito bom para Universidade engajar toda a sua comunidade na discussão da comunicação que a gente quer, na discussão da política de comunicação que a Uerj precisa. Eu vejo isso como uma perspectiva de futuro muito interessante, da gente abrir essa discussão na Uerj”, declarou a diretora.

A participação da Comuns no primeiro congresso dos servidores técnico-administrativos do CTC reforça a busca da diretoria em melhorar a comunicação entre unidades administrativas, atuando como ponto focal em uma rede de divulgação científica institucional.

Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Guilherme Rezende.