Em solenidade realizada no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã da Uerj, em 19 de janeiro, aconteceu a transmissão de cargo à reitora Gulnar Azevedo e Silva e ao vice-reitor Bruno Deusdará. No evento também foram empossados os pró-reitores, diretores de Centros Setoriais e da Administração Central da universidade.

A cerimônia contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, da secretária de saúde do Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Mello, autoridades do Poder Executivo e Legislativo, representantes de outras instituições de Ensino Superior, membros da própria Uerj e familiares de todos que tomaram posse.

A transmissão do cargo foi feita pelo ex-reitor Mário Carneiro e seu vice, Lincoln Tavares, que desejaram sucesso à nova gestão. Em seu discurso, a reitora Gulnar Azevedo e Silva ressaltou a emoção de ocupar este cargo. Assim como fez homenagens a personagens importantes da educação e saúde que passaram pela Uerj e colaboraram para o caráter democrático da instituição e redução das desigualdades do país. Além de relembrar que a sua eleição é fruto de todo o seu percurso dentro da Universidade.

“Significa toda uma trajetória de vida onde eu sempre trabalhei pela Uerj; sempre trabalhei pela educação e pela saúde. Então, eu acho que todo mundo deveria ter a mesma oportunidade que nós tivemos. Para mim é muito bom estar aqui! Muito bom trabalhar na perspectiva de que a Uerj, de fato, seja essa universidade inclusiva”, enfatiza Gulnar Azevedo e Silva.

Já o vice-reitor, Bruno Deusdará, explicou que o papel de seu cargo é apoiar a reitora na construção do planejamento da Universidade, na produção de dados em parceria com o Núcleo de Informação e Estudos de Conjuntura (NIESC), no dimensionamento de carga horária docente com a Comissão Permanente de Carga Horária e Avaliação Docente (Copad) e contribuir para a garantia do diálogo com a comunidade. Além disso, destacou a imagem institucional que a nova gestão busca alcançar.

“A gente tem um compromisso muito grande com a acessibilidade, com a inclusão, com as políticas afirmativas, tanto em relação aos estudantes quanto em relação aos servidores, e agora nos concursos docentes também; a igualdade racial e de gênero são eixos estruturantes das nossas ações cotidianas e do nosso horizonte de políticas”, esclarece Deusdará.

A secretária de saúde do Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Mello, também prestigiou a cerimônia e reforçou a relevância dos polos de saúde da Uerj para sua pasta.

“Para a gente entender o quanto é importante, temos que nos remeter ao nosso histórico relacionado ao Hospital Pedro Ernesto e as outras unidades de saúde da Uerj, que também trabalham conosco. A gente tem uma relação imensa, de alta complexidade, que abraça diversos projetos da saúde. Então, é um orgulho estarmos aqui!”, celebra a secretária.

Com colaboração de Diedro Barros e Eduardo Moncken, do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Lorenna Rocha.