Olá ouvintes! Hoje vamos falar sobre a limpeza de embalagens e alimentos comprados no mercado em tempos de pandemia. Você sabe como realizar essa higienização? Fique atento as nossas dicas: 

1- Ainda não se sabe se o novo Coronavírus pode ou não ser transmitido por meio de alimentos. A Organização Mundial da Saúde aponta que o Coronavírus não suporta temperaturas altas. Isso inclui os níveis utilizados ao cozinhar, que ficam acima de 70ºC. De qualquer forma, todos os alimentos devem ser lavados com água e sabão, mesmo aqueles que serão cozidos!

  1. As frutas e verduras, como maçã, uvas, couve e alface, devem ser deixadas de molho. Nesse caso, deve-se utilizar uma mistura de duas colheres de sopa de água sanitária em um litro de água durante 15 minutos. Depois, é importante enxaguar com água da torneira ou do filtro para guardar na geladeira. 
  1. Quando for mexer com qualquer alimento, sejam eles crus ou cozidos, é importante lavar as mãos com água e sabão, antes e depois de tocar os produtos. Em relação às embalagens dos alimentos, de acordo com a ANVISA, o vírus pode viver por muitas horas em uma superfície, como nos recipientes e pacotes dos alimentos comprados nos mercados, como bandejas de isopor e sacos plásticos. Para evitar contaminação, algumas medidas simples de higienização devem ser tomadas: 
  1. Durante a compra no supermercado não coloque suas mãos no rosto, boca, nariz e olho; 
  2. Se possível, pague suas compras usando o cartão, pois o dinheiro pode ser uma fonte de contaminação. Estudos mostram que o vírus pode permanecer vivo no dinheiro por mais de um dia; 18 
  3. Após a compra no supermercado, higienize suas mãos com álcool em gel assim que sair do caixa. Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão; 
  4. Ao retirar os alimentos na sacola, é preciso lavar as superfícies das embalagens com água e detergente ou higienizar com água sanitária. Uma dica é usar um pano com a mistura de 1 litro de água com duas colheres de sopa de água sanitária e limpar as embalagens e bancada que apoiou os alimentos; 
  5. Se não for possível lavar por causa do material da embalagem, a limpeza deve ser feita utilizando álcool 70%.

E atenção! A limpeza da casa e dos utensílios utilizados na cozinha previne não somente o Coronavírus, como também várias outras doenças infecciosas. Vamos juntos sair dessa para que possamos voltar à rotina com responsabilidade. Vai passar e em breve poderemos nos abraçar! 

Esse é um boletim informativo da Rádio Uerj em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica da Universidade Federal de São João Del-Rei, campus Divinópolis-MG, coordenado pelos professores pesquisadores André Baldoni e Mariana Linhares.