Vamos falar sobre higiene pessoal, cuidados com roupas, sapatos e aparelhos eletrônicos nestes tempos de Coronavírus? Principalmente se você faz parte das pessoas que estão voltando ao trabalho, fique atento:

1- Mantenha suas mãos sempre limpas, principalmente se você sair de casa ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar: o ideal é lavar as mãos com frequência, usando água e sabão, por pelo menos 40 segundos. Lembre-se de lavar os punhos, entre os dedos e as unhas. Se você estiver na rua ou no trabalho e não for possível lavar as mãos, use álcool com teor entre 60% a 80%.

Atenção: não chegue perto do fogão ou outros objetos que tenham fogo se o álcool não estiver totalmente seco em suas mãos. É muito importante evitar encostar nos olhos, o nariz e a boca se suas mãos não estiverem limpas. Dessa maneira, evitamos que o vírus entre em nosso corpo e nos deixe doentes.

  1. Saia de casa somente se for realmente necessário. Quando precisar sair, evite levar muitos objetos. Deixe bolsas e sacolas sempre que for possível. Leve apenas o que for estritamente necessário para diminuir chances de contaminação.
  1. Ao chegar em casa, tire os sapatos antes de entrar e limpe-os com água e sabão. Não toque em nada antes de lavar bem suas mãos. Tire as roupas e as coloque em uma sacolinha ou no cesto de roupas sujas. Tenha sempre “uma roupa de casa” e “uma roupa de rua”. Além disso, deixe bolsas, carteiras e outros objetos dentro de uma caixa na entrada da casa.
  1. Se chegar em casa com sacolas, passe álcool 70% ou lave com água e sabão antes de guardá-las.
  1. Limpe o celular com álcool 70% e os óculos com água e sabão ou álcool 70%. Se possível tome banho ao chegar em casa, mas caso isto não seja possível, lave com água e sabão todas as áreas do seu corpo que ficaram expostas, por exemplo, rosto, pescoço, braços e pernas. 

Vamos manter esses cuidados para que tudo volte ao normal o mais rápido possível! Estamos todos juntos por uma causa maior! Vai passar!

Esse é um boletim informativo da Rádio Uerj em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (NEPeFaC) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), campus Divinópolis-MG.