A Videoteca do Centro de Tecnologia Educacional completa 25 anos, mas quem ganha o presente são as comunidades interna e externa da universidade: o Núcleo de Memória Audiovisual da Uerj será inaugurado no dia 3/12. Inspirado no conceito de biblioteca-parque, o Núcleo objetiva contribuir para a valorização da informação visual, bem como ampliar o acesso – inclusive via internet – a esse patrimônio da memória da universidade.

A Videoteca possui um rico acervo com cerca de oito mil títulos, que inclui imagens raras da Favela do Esqueleto (removida para a construção do campus universitário, no Maracanã), das múltiplas atividades acadêmicas, extensionistas e culturais da Uerj, de seus professores, reitores, alunos e visitantes ilustres, como, por exemplo, Fidel Castro, em 1999, e, mais recentemente, o uruguaio Pepe Mujica, em 2015. O acervo inclui intelectuais como Antônio Callado, Milton Santos, Edgar Morin, Darcy Ribeiro, Luiz Carlos Prestes, Barbosa Lima Sobrinho, Paulo Freire e muitos outros escritores, políticos, educadores e cientistas.

Financiado pelo edital de Apoio às Universidades Estaduais da Faperj, o Núcleo de Memória Audiovisual conta com instalações renovadas e equipamentos modernos, tais como: cabines individuais para visualização do acervo, mesas de estudo, sala de projeção e espaço de exposições. Dessa forma, o público poderá ter acesso ampliado ao acervo audiovisual de uma das mais importantes universidades brasileiras. Um local onde a memória é viva, digital e multimídia.

Símbolo de resistência, inserção social e excelência acadêmica, a Uerj e seu público contarão com um espaço especial para expor suas memórias ao longo desses 70 anos de existência, que serão completados em 2020.

Inauguração do Núcleo de Memória Audiovisual da Uerj
Data: 03 de dezembro, às 10h