O Laboratório de Análises Clínicas da Policlínica Piquet Carneiro da Uerj, o Cápsula, renovou seu selo do Sistema Nacional de Acreditação, DICQ, por mais um ano. O prêmio, considerado de grande peso na área da saúde, atesta um alto padrão de qualidade nas práticas laboratoriais, desde a utilização dos equipamentos e métodos de análise até a emissão dos laudos.

O Cápsula é um laboratório público de alto fluxo de atendimentos e oferece exames de Patologia Clínica nos setores de Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Hormônios, Urinálise, Microbiologia e Parasitologia. Também presta assistência com exames na área de transplante de órgãos, chamada de Histocompatibilidade, e realiza mensalmente cerca de 5.000 atendimentos, que correspondem a uma média de 35.000 exames processados por mês.

O selo concedido ao laboratório da Policlínica Piquet Carneiro comprova que a instituição cumpriu os requisitos previstos no processo de avaliação do Sistema Nacional de Acreditação, empresa técnico-científica parceira da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e do Programa Nacional de Controle de Qualidade. Para Vinícius Porto, farmacêutico-bioquímico e responsável pela análise dos laudos do Cápsula, esta certificação marca o trabalho positivo de toda a equipe.

“Eu acho que o mais importante é a gente deixar, como eu já falei, deixar um legado real. Não é uma placa, um certificado. O certificado tá lá, é muito bonito a gente imprime, coloca na parede, tira foto, manda pra todo mundo. Mas o principal é ter o laboratório acreditado, porque a gente tá garantindo um serviço de qualidade dentro do SUS. E não sou eu que to dizendo assim, é uma pessoa de fora que veio e atestou a qualidade do serviço”, enfatizou o técnico.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Policlínica é responsável pelo planejamento e consultoria das ações para prevenção das infecções, além de ser encarregada de notificar agravos de doenças aos órgãos sanitários e epidemiológicos. Segundo Elizabeth Bittencourt, diretora da qualidade da Policlínica, os laboratórios passam por duas principais inspeções analíticas: a primeira é interna, realizada diariamente nos insumos e nos equipamentos; já a segunda é externa, feita periodicamente a partir da observação de amostras específicas de controle.

“Cada equipamento faz um tipo de exame, por exemplo de hematologia, de hormônios. Então o laboratório já estabelece previamente ou compra, como se fosse um insumo, essas amostras de controle positivas e negativas para poder fazer o ajuste das máquinas que a gente chama de calibração”, explica Bittencourt.

A credibilidade proporcionada pelo selo transmite segurança aos médicos e pacientes do Sistema Único de Saúde que solicitam exames ao Cápsula, pois é uma maneira de garantir a confiabilidade do resultado, o que contribui para um tratamento correto. Elizabeth Bittencourt afirma que o Laboratório de Análises Clínicas é o único no Brasil que possui essa certificação e conseguir renová-la é um imenso orgulho, já que o processo de avaliação é longo e difícil.

“Então isso é de grande importância pra gente, né. E até por sermos uma Universidade, isso dá um certo conforto para os pesquisadores que muitas vezes são questionados e é solicitado um selo de acreditação do laboratório que faz os exames desta pesquisa”, ressalta a diretora da qualidade.

Além da conquista da acreditação da norma DICQ, a equipe de Controle de Qualidade também recebeu o Selo COVID Free Excelente, emitido pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES Internacional). A certificação atesta boas práticas no enfrentamento à Covid-19 e destaca a qualidade do trabalho realizado na Policlínica Piquet Carneiro.

Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Lorenna Rocha.