A representatividade e relevância do papel feminino na área da pesquisa científica tornou-se destaque no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Uerj com a divulgação dos vencedores da primeira etapa do Prêmio Capes de Tese. A tese “Raça e nação na origem da política social brasileira: União e resistência dos trabalhadores negros”, de Gracyelle Costa Ferreira, foi uma das vencedoras da fase inicial da 16ª edição da premiação. O trabalho da aluna de pós-graduação da Uerj, orientado pela professora Carla Cristina Lima de Almeida, foi eleito como o melhor da área de Serviço Social e agora concorre ao prêmio principal que terá seu resultado divulgado em dezembro.

Além de Gracyelle, outras duas estudantes da universidade, Rosane Barreto Cardoso, com orientação de Celia Pereira Caldas na área de enfermagem e Livia Penedo Jacob, orientada por Ana Lucia Machado de Oliveira em Letras, receberam destaque na premiação dentre as 92 menções honrosas realizadas.
A pesquisadora afirma que a pesquisa é produto do nosso tempo presente. Um tempo em que a comunidade negra, ao ocupar os espaços universitários, reivindica uma análise antirracista acerca de concepções até então naturalizadas.

O tema também foi destaque no programa Uerj Entrevista, aqui na Rádio Uerj. A apresentadora Eneida Leão conversou sobre o papel da mulher na ciência com a professora Letícia Cotrim, da Faculdade de Oceanografia da Uerj, doutora em Oceanologia e representante do Brasil em importantes comitês científicos mundiais.

Para conferir na íntegra acesse: www.cte.uerj.br/radiouerj

Diretamente do Rio de Janeiro, Ana Júlia Brandão para a Rádio Uerj.