Uma bela iniciativa Núcleo de Estudos em Saúde do Adolescente da Uerj uniu o útil ao agradável: um mural multicolorido, desenhado em grafite em uma das paredes da unidade, além de trazer mais beleza ao local, permitirá com que os pacientes LGBTQIA+, atendidos pelo Nesa, sintam-se mais representados e acolhidos.

O desenho foi criado pela artista RafaMon, que possui fortes laços com a causa LGBTQIA+ e é mãe de uma criança não-binária, o que contribui para que suas obras representem o sentimento de orgulho e, principalmente, de respeito. Rafa diz que a arte é um caminho para enfrentar os preconceitos, e ela espera que todas as pessoas que frequentam o lugar se sintam mais acolhidas e representadas através de sua arte.

O Núcleo de Estudos em Saúde do Adolescente recebe jovens de 12 a 18 anos. A equipe atende cerca de 700 pacientes, encaminhados pelo SUS e pela pediatria do Hupe, e conta com médicos, assistentes sociais e psicólogos, entre outros profissionais. Além disso, o espaço conta com diversos projetos de extensão, como o Programa Aquarela, que pensa a saúde de jovens transgêneros e não-binários.