No ano do centenário de Paulo Freire, a Uerj realiza uma série de homenagens ao ilustre educador brasileiro, considerado um dos maiores pensadores da Educação no Brasil e na América Latina. De acordo com o pró-reitor de Graduação da Uerj, Lincoln Tavares, a obra de Freire ainda desperta reações de apoio e crítica devido “às estruturas de poder, levando os atores sociais, nos seus processos de aprendizado, a questionarem as situações de desigualdade e as injustiças sociais”

Em entrevista, Lincoln Tavares, que é doutor em Educação, comenta sobre o principal marco no pensamento de Paulo Freire, explica sobre as polêmicas envolvidas em sua obra. Além disso, o professor também desmistifica crenças relacionadas às produções do patrono brasileiro e fala como Freire o inspira.

Para o pró-reitor da Uerj, a principal marca na obra de Paulo Freire é a percepção de educar levando em consideração a vida daqueles que aprendem. Para Freire, a educação é um ato político, que insere o ser humano no mundo e ajuda na compreensão da realidade. Lincoln esclarece que a educação de Paulo Freire não é colonizadora, que vem das elites para os pobres, mas que busca compreender as desigualdades e é, por isso, que ela permanece tão atual.

O professor ainda desmistifica que a educação freiriana seja voltada apenas para adultos e termina falando que o que mais o inspira na obra de Paulo Freire é o aprendizado sobre a necessidade de escuta dos outros e do entendimento de que todos podem aprender e passar conhecimento.

Para ler a entrevista na íntegra, acesse: uerj.br e clique na sessão notícias.

Diretamente do Rio de Janeiro para a  Rádio Uerj ,Maria Júlia Melo