A série “Tecnologia e Formação” iniciada em 2020, ganha um novo capítulo a partir desta semana. Em parceria com o projeto “Uma a Uma”, do Instituto de Psicologia da Uerj, a TV Uerj divulga novos materiais refletindo sobre ações de promoção do acesso aos ambientes virtuais de aprendizagem para pessoas com deficiência e neurodiversidade.

No total, são quatro vídeos cujo objetivo é despertar a atenção para essa parcela significativa da população. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem no país  mais de 17 milhões de pessoas com deficiência. A essas se somam as cerca de 2 milhões diagnosticadas com espectro autista.

Os vídeos chamam a atenção para medidas simples que tornem mais acessíveis os ambientes de aprendizagem.  “A parceria do projeto com a TV UERJ na produção e divulgação das pílulas em formato de vídeo busca potencializar a sensibilização sobre a temática da acessibilidade na nossa universidade, tanto no momento remoto em que estamos, quanto na modalidade presencial de ensino. Ao final, o que buscamos é pensar na acessibilidade como uma questão social e institucional, e não como um problema individual”, afirma a coordenadora do projeto Jimena de Garay.

A coordenadora pedagógica do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), Michele Avelar destaca o papel do centro como espaço de reflexão e experimentação dos usos das tecnologias no contexto da educação. “É muito importante o fortalecimento do intercâmbio entre o CTE e os demais setores da universidade, promovendo importantes reflexões sobre as práticas da academia no cenário atual, marcado pela tecnologia digital”, salienta..

Uma a Uma

O projeto “Uma a Uma: vale muito!” tem como objetivo promover a reflexão sobre os temas da deficiência, neurodiversidade e acessibilidade no Instituto de Psicologia da UERJ e de forma ampliada para outros cursos. O projeto é coordenado pelas professoras Claudia Cunha e Jimena de Garay e conta com a participação de 11 estudantes do IP.

Como acessar?

As pílulas sobre acessibilidade integram a playlist “Tecnologia e Formação” e estão disponíveis no Canal da TV Uerj. Os vídeos serão disponibilizados às quintas-feiras.