Pesquisa da Uerj com voluntários imunizados contra a Covid-19 no campus Maracanã analisa a eficácia das vacinas em diferentes organismos. O estudo busca entender como as pessoas vacinadas com os imunizantes CoronaVac, Astrazeneca e Pfizer produzem defesas com maior efetividade para destruir ou inativar o vírus e suas variantes. A pesquisa tem um caráter único, pois será a primeira a buscar respostas imunológicas por um período superior a seis meses.

Os participantes são convidados a se voluntariar ao chegarem no posto para tomar a primeira dose. Eles passam por uma coleta de sangue, respondem algumas perguntas e seguem monitorados por meses. Após a segunda dose novas amostras serão coletadas para comparação. Segundo o professor Luís Cristovão de Moraes Sobrino Pôrto, do Instituto de Biologia, com esses dados será possível definir melhor em qual grupo populacional, por sexo e faixa etária, a vacina foi mais ou menos efetiva. Além disso, o estudo deixará de legado um banco de dados inédito, disponível para o acesso de outros cientistas.
A participação de quem for tomar a primeira dose na Uerj é fundamental, então não deixe de contribuir para a ciência e a produção de conhecimentos que podem salvar vidas. O posto de vacinação da Uerj funciona em frente à Concha Acústica Marielle Franco, das 9 da manhã às 3 da tarde, de segunda a sexta-feira, seguindo o calendário da Prefeitura do Rio.
Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, João Gabriel Peres.