Os vice-diretores das unidades acadêmicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro tomaram posse na última segunda-feira, dia 1º de abril, em cerimônia realizada na Capela Ecumênica, localizada no Campus Maracanã. Os profissionais foram eleitos para os cargos nas eleições gerais da instituição, em novembro de 2023, que definiram as novas chefias de cada uma das faculdades e institutos. E agora, assumem oficialmente as posições para um mandato de quatro anos junto aos diretores.

Entre os 35 vice-diretores que tomaram posse, está Luciana Ghussn, professora da Faculdade de Tecnologia, do campus regional da Uerj em Resende, escolhida também como representante dos empossados, que falou sobre a importância do diálogo entre a reitoria e os centros setoriais para atender demandas de todos os campi da universidade.

“Eu vejo todos os setores da Universidade com uma extrema importância e uma grande preocupação [em articular-se]. Nós sentimos isso em todas as conversas que temos com a reitoria e diretores de centro. Eles veem a grande importância que é atender as demandas dos alunos e dar oportunidade de um ensino de qualidade para toda a comunidade. Então nós vemos essa articulação de uma forma bastante positiva e vem sendo muito considerada, [por isso], acreditamos que ao longo desses quatro anos vamos conseguir realizar todas as adequações necessárias para o campus de Resende”, afirma Luciana Ghussn.

A Reitora Professora Gulnar Azevedo e Silva falou na cerimônia sobre a importância da gestão dos vice-diretores. Além disso, lembrou as ações e atos realizados pela Uerj para conscientizar a população sobre a ditadura civil militar de 1964 e reforçou a importância das eleições democráticas dentro da universidade.

O vice-reitor Bruno Deusdará também ressaltou o papel dos vices nas tomadas de decisão na administração dos setores da Uerj, contribuindo com a construção de uma reflexão conjunta de aspectos que sustentem, de forma coletiva, as resoluções e caminhos que a universidade tomará, respeitando sua história e olhando para o futuro.

“É muito importante que a universidade dê uma virada em relação ao planejamento. A gente precisa que as nossas decisões tenham uma sustentabilidade no futuro, não podemos tomar decisões só olhando para questões do presente, nem só para um varejo. É preciso olhar para o coletivo, para a nossa instituição e a sua capacidade de tomar decisões e executar, para que todo mundo se sinta parte e saiba para onde estamos indo. Todo mundo que vem trabalhar saiba por qual universidade estamos lutando”, afirma o vice-reitor.

Com produção de Guilherme Rezende e Lorran Rosa, e colaboração de Cristina Lameira, do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Lorran Rosa.