Em meio ao aumento do número de casos de Covid-19 no Rio de Janeiro, que já ultrapassa a marca de 35 mil infectados, a Policlínica Piquet Carneiro retomou o serviço de testagem para Covid-19 destinada à comunidade acadêmica da Uerj, que esteja apresentando sintomas da doença ou que tiveram contato com pessoas infectadas. Os testes acontecem todos os dias, das oito ao meio dia, no Campus Maracanã, próximo à Concha Acústica Marielle Franco. Não é necessário agendamento prévio, mas para a realização do teste é preciso comprovação de vínculo com a Universidade mais apresentação de documento de identidade original com foto. O resultado do exame sai até três dias úteis e é enviado por e-mail.

Para a comunidade acadêmica, o ponto de testagem na Uerj é muito importante, principalmente, com a volta das aulas previstas para 2 de fevereiro em modelo híbrido. Para a estudante de Letras, Maria Eduarda, é uma ótima oportunidade fazer o teste gratuito na Universidade:  “Eu acho uma coisa maravilhosa, né? Porque geralmente as pessoas que fazem teste de Covid ou fazem pelo plano de saúde, quando pode cobrir, ou não tem a possibilidade de fazer um teste em algum outro lugar, porque isso não é muito divulgado digamos assim, né? Estão fazendo o teste de forma gratuita. Então acho isso ótimo. Até mesmo pra volta às aulas, né? Presenciais”.

Com o aumento dos índices de Covid-19, grande parte das pessoas, que aguardavam na fila, não apresentaram sintomas, mas tiveram contato com pessoas infectadas e logo redobraram a atenção. É o caso da estudante de Direito, Letícia Fernandes e da servidora Cíntia Pio que vieram realizar o teste nesta segunda (10):

“Então, no meu trabalho tiveram vários casos confirmados, tive contato com uma pessoa confirmada na sexta-feira passada, eu não estou com sintoma nenhum, mas resolvi fazer pra garantir, né?”.

Já Cíntia decidiu fazer o teste, mesmo sem sintomas, devido ao protocolo da Agência Nacional de Saúde:  “Então porque na minha sala, no meu departamento, tiveram dois casos confirmados e dois casos de contato com pessoas contaminadas. Então, a gente decidiu que, por protocolo de segurança, que a gente iria fazer todo mundo o teste”.

Assim como elas, se você teve contato com alguém que testou positivo, é importante que você siga todos os protocolos de segurança, indo à Uerj para realizar o teste.

Com filas lotadas, segundo a coordenadora da testagem de Covid, Luana Ribeiro, é recomendável que se chegue um pouco antes das 8 horas da manhã, pois o tempo médio de espera pode chegar até uma hora e meia.”

Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Maria Júlia Melo