Foto: Equipe de produção CTE

Por Bruna Gomes

A organização Mundial da Saúde declara pandemia de Coronavírus. Isso significa que os esforços para conter a expansão mundial do vírus falharam e a epidemia perdeu o controle. No entanto, de acordo com Anna Caryna Cabral, Chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Pedro Ernesto, o Brasil está preparado para lidar com o COVID-19 “Antes de estourar esta pandemia, nós já estávamos preparados. Assim como nós passamos por outras viroses respiratórias ou não, H1N1 ( a gripe suína), a febre amarela, e como a gente sempre passa pela dengue, nós estamos prontos sim.”

Com a propagação de Fakenews, a infectologista alerta sobre a importância de buscar informação em lugares seguros “A gente não está preparado é com as Fakenews. Por isso eu sempre oriento para procurar site seguro para as pessoas se informarem”.

Segundo Anna Caryna, o SUS é um importante veículo de atendimento e de esclarecimento “O SUS é a porta de entrada pra maioria das pessoas. A gente tem que informar, capacitar e isso já tá sendo feito antes de ser decretado uma pandemia. A nossa ideia é capacitar os médicos e eles serem um veículo de transmissão e calma pra toda população.”