Profissionais do complexo de saúde da UERJ que atuam na linha de frente da Covid-19 começaram a ser vacinados. O plano é atingir, em um primeiro momento, 700 profissionais do Hospital Universitário Pedro Ernesto e 150 da Policlínica Piquet Carneiro. Tanto o Hupe quanto a Policlínica desempenham papel fundamental desde o início da pandemia, se tornando referência no atendimento direto aos pacientes e como polo de testagem da doença.

A vacina utilizada é a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Indústria Sinovac. O processo de imunização requer a aplicação de duas doses, com um intervalo de até 28 dias entre elas. A infectologista Anna Caryna Cabral, coordenadora dos setores de Covid-19 do Hupe, ressaltou que mesmo as pessoas vacinadas devem continuar com todas as medidas preventivas.
Como o número de doses disponíveis da vacina ainda é limitado, serão seguidos os mesmos critérios de prioridade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que o primeiro grupo, trabalhadores que atuam direta e diariamente no atendimento aos pacientes com coronavírus, seja vacinado até o final do Janeiro.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, João Gabriel Peres.