Vamos falar sobre a importância do isolamento social e os cuidados que devem ser tomados na flexibilização da quarentena?

Como sabemos, o novo Coronavírus é transmitido de uma pessoa contaminada para outra, mesmo que pessoa esteja doente não apresente sintomas. Dessa forma não é possível saber se a pessoas com quem estamos encontrando está ou não com o a Covid-19.

Isso levou os cientistas a chamar essa doença de “inimigo invisível”, e é por isso que evitar o encontro com outras pessoas é a melhor maneira de não espalhara doença.

Portanto, a recomendação que permanece é:

 Quem puder: evite sair de casa e contribua com o isolamento social;
 Quem precisar sair: tome o dobro de cuidado.

Nesse momento, evitar a aproximação com outras pessoas é se proteger e proteger o outro. Assim, as pessoas com a doença não espalham o vírus para outras pessoas.

Vale lembrar que mesmo estando em casa, é importante, sempre que possível, lavar bem as mãos com água e sabão e secar com uma toalha limpa. A lavagem das mãos deve ser feita sempre antes de se alimentar ou após contato direto com objetos ou pessoas que vieram da rua.

Já quem precisar sair de casa para trabalhar nos próximos dias, devem ser mais rigorosos com os cuidados de higiene e uso de máscaras. É importante relembrar que mesmo voltando ao trabalho, permanecer evitando contato com as pessoas, não visitar outras casas e não aglomerar, continuam valendo.

Você deve estar se perguntando: “E depois da quarentena não poderemos nos contaminar?”

Sim, poderemos!

Mas o importante desse isolamento é não deixar que muitas pessoas se contaminem ao mesmo tempo, pois os postos de saúde e hospitais vão ficar superlotados e não terão condições de atender a todos. Quem precisar ser internado, vai precisar de profissionais treinados e equipamentos específicos, e esses recursos não existem em grande quantidade.

Enquanto fazemos nossa parte os pesquisadores do Brasil e do mundo dos serviços particulares e públicos, estão trabalhando dia e noite a procura de vacinas, remédios e maneiras para que tudo volte ao normal.

Com o tempo nosso comércio vai voltar a funcionar normalmente e nossa liberdade será resgatada de forma responsável, segura e economicamente sustentável.

Vamos juntos! Vai passar!

Esse é um boletim informativo da Rádio Uerj em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (NEPeFaC) da Universidade Federal de São João Del-Rei, campus Divinópolis-MG.