A partir de hoje, a Rádio Uerj passará a transmitir informações a respeito do novo Coronavírus. Esse assunto é um dos mais comentados no momento em todo o mundo, devido ao alto número de casos confirmados e mortes em vários países. Portanto, a Rádio, em parceria com o “Núcleo de Pesquisa e Ensino em Farmácia Clínica” (NEPeFaC), da Universidade Federal de São João Del- Rei – Campus Divinópolis, se compromete em nome da ciência e da saúde pública, basear-se em fontes confiáveis para informar seus ouvintes.

Para abrir essa série de publicações, vamos primeiro explicar o que é a doença Covid 19.

Coronavírus é uma família de vírus descoberta na década de mil novecentos e trinta, capaz de causar várias infecções respiratórias. A COVID-19 recebeu esse nome técnico pois é uma a doença causada pelo vírus descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China.

De acordo com informações já disponíveis, sugere-se que a transmissão do novo Coronavírus pode acontecer de várias maneiras.

 Entre as mais comuns, está a transmissão de uma pessoa infectada para uma pessoa saudável, através de gotículas respiratórias perdidas durante a fala, tosse ou espirro.
 Também acontece pelo contato direto, através do ar, abraços e apertos de mãos.
 Existe ainda a transmissão indireta, aquela que se dá quando tocamos as mãos em objetos ou superfícies contaminadas e em seguida levamos até boca, olhos e nariz.

O tempo entre o contato com Coronavírus e os primeiros sintomas podem aparecer de 2 a 14 dias. O chamado período de incubação. Esses sintomas, que variam de leves a graves, podendo levar a óbito em alguns casos.

Dados iniciais mostram que há casos de pessoas infectadas que não apresentam sintomas e continuam sendo capazes de transmitir o vírus. Então, fique atento nesse momento de reabertura do comércio!

A melhor maneira de continuar prevenindo a doença é adotando ações para impedir a propagação do novo Coronavírus. Por meio de hábitos de higiene pessoal e do ambiente e isolamento social.

Vamos juntos na luta contra a COVID-19? A partir de amanhã falaremos de temas específicos sobre o vírus que tem modificado o dia a dia do mundo todo.