A Diretoria de Comunicação Social da Uerj, a Comuns, reinaugurou o seu espaço de trabalho após sete meses de reformas. Além do ambiente, o setor reforçou sua equipe de comunicadores por meio de concurso público, o segundo da universidade em mais de 70 anos de existência, e renovou os aparelhos tecnológicos do local. De acordo com Ana Cláudia Theme, diretora da Comuns, o trabalho de reconstrução vem acontecendo junto à reitoria desde o início da pandemia, quando assumiu o cargo. A reforma e modernização do espaço foi feita graças ao financiamento do edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, a Faperj, vencido pela diretoria.

“Não havia sequer um comunicador social aqui na Comuns. Então, nós tivemos que trazer pessoas, brigar pela realização de concurso público, que só foi possível depois de superados os grandes desafios da pandemia. E tudo isso nós conseguimos fazer agora depois desse edital Faperj, que nós vencemos e, por meio dele, fomos capazes de, com muito trabalho e uma equipe incrível, conseguir esse resultado que alcançamos agora”, diz Ana.

Outra iniciativa importante foi a de vincular o Centro de Tecnologia Educacional da Uerj, o CTE, à Diretoria de Comunicação, o que permitiu que pudessem seguir com a missão de gerir a imagem da Uerj e democratizar o acesso ao conhecimento enquanto passavam por mudanças estruturais e organizacionais. O CTE é composto pela Rádio e TV Uerj, pela Coordenação Pedagógica e pelo Núcleo de Memória Audiovisual. Desde 1976, o Centro atua no campo das tecnologias, comunicação e educação, operando como setor especializado em produção, divulgação e memória audiovisual. Ana Cláudia comenta que uma boa imagem influencia na disseminação e recepção da sociedade aos conhecimentos produzidos pela universidade.

“A gente precisa que a Diretoria de Comunicação seja um espaço para levar toda a credibilidade da Uerj, para que a gente consiga fazer transitar esses saberes todos, sempre defendendo a universidade e mostrando o quanto ela é fundamental para o progresso do Brasil, para o desenvolvimento fluminense e para todas as pessoas cujas vidas a Uerj toca todos os dias; com os seus cursos, com as suas atividades de arte, cultura, com seus projetos de extensão, com a formação de cidadãos cada vez mais críticos e capazes de interpretar esse mundo tão complexo que a gente tem hoje”, declara Ana.

Atualmente, a Diretoria de Comunicação é divida em sete coordenadorias, compostas por profissionais de comunicação social e visual, administração e outras áreas relacionadas. A Comuns também conta com bolsistas de Estágio Interno Complementar (EIC), do Programa de Apoio Técnico às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão (Proatec) e do Programa Educativo Bolsa de Iniciação ao Trabalho (Pebit). Em seu discurso, na cerimônia de inauguração, Ana agradeceu a toda equipe da Comuns e CTE, à Faperj, à reitoria, colegas de outras faculdades e familiares. A profissional se mostra confiante com o futuro do setor.

“Nós empreendemos uma tarefa gigante, que era de promover um resgate dessa unidade, que é tão importante para a Uerj, que completou 25 anos, e agora está vivendo uma nova fase. Agora ela está pronta”, enfatiza Ana.

Para saber mais sobre a Diretoria de Comunicação Social da Uerj, acesse o site www.comuns.uerj.br.

Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Lorran Rosa.