Na manhã do dia 10 de janeiro, no Salão Nobre do Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi realizada a cerimônia de posse da reitora eleita da Uerj, Gulnar Azevedo, e do vice-reitor, Bruno Deusdará. O evento contou com a presença do governador do Estado, Cláudio Castro, do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto, e demais autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros da comunidade uerjiana e representantes de outras instituições de Ensino Superior.

Durante a realização do evento, a nova reitora da Uerj destacou os principais objetivos da gestão nos próximos anos, tendo como prioridades a valorização dos servidores e a garantia de permanência estudantil.

“A gente quer garantir, como a gente tem dito desde o início da nossa campanha, que a Uerj tenha sua autonomia administrativa, acadêmica e financeira. E nós queremos realmente implementar as medidas para garantir a permanência dos nossos estudantes, acessibilidade, as melhores condições de trabalho. Queremos aprovar o Plano de Cargos e Carreiras, e para isso estamos trabalhando junto à Assembleia [Legislativa], ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, e a gente acredita que a Uerj possa ter um potencial muito grande na sua finalidade ajudando o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.”, afirmou Gulnar.

O governador Claudio Castro, chanceler da Uerj, ressaltou o respeito à universidade em sua gestão, apontando que mesmo com as dificuldades financeiras impostas ao Estado a instituição pôde contar com a previsibilidade dos recursos que foram repassados.

“Desde que eu assumi, em nenhum ano foi contingenciado nenhum real da universidade, ou seja, tudo que a universidade aprovou no orçamento do Estado, ela teve 100%. Isso é uma prova de muito respeito, de uma casa que ficou sucateada durante muitos anos. E a gente tem feito um grande esforço para que a universidade tenha seu planejamento sem atrasos de repasses, sem diminuição de repasses, e isso com certeza é derivado de uma política fiscal e financeira onde a universidade tem certeza dos recursos que vai contar.”, analisou Castro.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto, destacou investimentos que deverão ser feitos na Uerj no ano de 2024. O vice-chanceler da universidade ressalta a importância da instituição para sua pasta.

“A Uerj é e sempre foi prioridade da secretaria. A secretaria, junto com a Uerj, tem inúmeras ações com a população , desde a expansão do campus com pólos, desde o Hospital Pedro Ernesto, ações de pesquisa, então sim, a Uerj é prioridade para a secretaria esse ano também. Há projetos previstos na LOA, no orçamento, no caso de pesquisa, inovação, parcerias na área da saúde, da educação, e aqueles outros projetos que a própria Uerj pode trazer pra gente, pra gente fazer uma parceria e implementar essas ações.”, destaca Azevedo.

Bruno Deusdará, vice-reitor eleito da Uerj, elencou os desafios que a gestão irá enfrentar nos próximos quatro anos, destacando a luta por avanços na democracia universitária e nas políticas de inclusão.

“Nós temos muitas frentes de trabalho. A nossa universidade hoje é uma universidade grande, reconhecida nacional e internacionalmente, e nós temos certeza que podemos avançar muito na graduação, na pós-graduação, no ensino, na pesquisa, na gestão, dando bons exemplos para o Estado do Rio de Janeiro, e avançar mais ainda na democracia interna, na participação, na acessibilidade, nas políticas afirmativas com a igualdade racial e de gênero, enfim, com as várias frentes que são pilares fundamentais da nossa universidade.”, apontou Deusdará.

Gulnar Azevedo e Bruno Deusdará foram eleitos no processo realizado na Uerj em novembro de 2023. Os novos representantes máximos da Administração Central da universidade exercerão seus cargos no quadriênio de 2024 a 2027.

Com colaboração de Cristina Lameira, do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Diedro Barros.