Foi realizada no dia 27 de julho a cerimônia de posse dos representantes eleitos do Conselho Universitário e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão para o biênio 2023-2025.  O evento aconteceu na Capela Ecumênica, no campus Maracanã da Uerj, e foi presidido pela reitoria da universidade.

A votação para preenchimento dos cargos aconteceu remotamente em junho, quando docentes, técnicos-administrativos e estudantes puderam escolher seus candidatos e colaborar no processo democrático para a manutenção da Universidade.  O reitor Mario Carneiro reforça a relevância da votação para as vagas de conselheiros.

“A gente tem o CSEPE, o Conselho Universitário e o Conselho de Curadores Universitário. Todos os membros são eleitos pela comunidade, então só isso mostra o caráter democrático dessa Universidade. Eu tenho certeza que cada vez que a gente tem um processo eleitoral na nossa Universidade é uma grande festa e quem ganha é a democracia”, diz o reitor.

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, o CSEPE, é responsável pelas decisões técnico-pedagógicas das atividades universitárias, definindo princípios e critérios para as várias modalidades de cursos da Uerj. Já o Conselho Universitário, CONSUN, acompanha assuntos que envolvam a organização administrativa e financeira da instituição.

Fábio Silva de Moraes, diretor-geral de Tecnologia da Informação e representante eleito dos técnicos-administrativos no CONSUN, fala sobre o valor do diálogo entre as categorias universitárias.

“Muito diálogo entre os conselheiros, né, o conselho Universitário requer. É mais diálogo entre as categorias. Uma categoria técnica tem muita proximidade com a categoria de estudante, né? Da parte de conselhos técnicos falam pelo meu mandato, mas, creio, seria desejo de todos a gente está disposto a conversar, dialogar e ver o que a gente pode ajudar a fazer essa construção”, afirma Fábio.

Os novos conselheiros têm responsabilidade para com a universidade nas tomadas de decisões envolvendo a instituição e seus integrantes, com objetivo de garantir um ambiente democrático e inclusivo.

Com colaboração de Guilherme Rezende, do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Lisandra de Oliveira.