Rosa Magalhães, artista plástica, carnavalesca e professora, agora faz parte da lista de Doutores Honoris Causa da Uerj. A ex aluna do Instituto de Letras da universidade recebeu a mais importante honraria da instituição e passou a compor um seleto grupo, composto por personalidades importantes da nossa sociedade. A proposta de homenagear a carnavalesca foi apresentada em abril de 2018 pelo então Diretor do Departamento Cultural, Marcelo Gustavo de Campos, e aprovada pelo Conselho Universitário no dia 7 de maio. A artista se mostrou feliz e honrada pela homenagem em entrevista concedida ao professor Luiz Ricardo Leitão, no programa Uerj dá Samba da Rádio Uerj. Rosa possui uma extensa e brilhante carreira no samba e fora dele, iniciou sua carreira no carnaval em 1971 e desde então deixou sua assinatura em dez grandes escolas do Rio de Janeiro e duas de São Paulo. Ao longo dos anos acumulou oito títulos carnavalescos, sendo considerada uma das artistas que detém o maior número de vitórias no carnaval. O título de Doutor Honoris Causa é o mais importante concedido pela Universidade aprovado em sessão do Conselho Universitário. O título pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Ana Júlia Brandão.