No dia 21 de agosto ocorreu a abertura do Projeto QUALIidade, uma parceria entre a Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável e o Núcleo de Envelhecimento Humano, a UnATI. O evento contou com a participação de autoridades como o secretário estadual da pauta, Alexandre Isquierdo, o reitor da universidade, Mário Carneiro, o diretor da UnATI Uerj, Renato Veras e a coordenadora de projetos de extensão UnATI Uerj, Sandra Rabello.
A parceria entre a Secretaria e a Uerj promoverá 1.500 vagas em cursos gratuitos online de extensão na área de envelhecimento e cuidados. As aulas serão voltadas para gestores, técnicos, conselheiros, profissionais da rede e cuidadores interessados ou atuantes nas políticas de atenção a idosos. Além disso, o objetivo é expandir o projeto para todos os 92 municípios do estado.
A primeira pessoa a falar no evento foi o reitor da Uerj, Mário Carneiro, que ressaltou a importância da universidade receber um projeto tão relevante quanto este. Em seguida, o secretário, Alexandre Isquierdo, informou que a iniciativa foi trazida pela coordenadora, Sandra Rabello.
“… e ela levou essa demanda pra gente, que já era um projeto que a UnATI estava desenvolvendo com o governo do estado na gestão anterior. Conversamos, tivemos diversas reuniões, diversas audiências, entendemos o projeto e vimos a importância e a relevância que ele tem no impacto de formar 1500 pessoas, na introdução à gerontologia, no cuidado à pessoa idosa.” Disse o secretário.
Os cursos serão oferecidos de forma remota, permitindo a acessibilidade de pessoas ao longo de todos os municípios do Estado. Sandra Rabello comentou sobre os resultados esperados do projeto.
“Capacitando os profissionais que atendem na rede de atenção à pessoa idosa, nós entendemos que podemos melhorar os quadros e os dados demográficos no estado do Rio de Janeiro. Já temos um dado acentuado, o Rio de Janeiro é um dos estados que mais desponta no envelhecimento no Brasil, mas o que que nós queremos? Nós não queremos viver mais. Nós queremos viver mais com qualidade e dignidade. Essa é uma oportunidade. Então, por isso, a gente quer trazer todo o conhecimento acerca da gerontologia para que os profissionais possam dar um melhor atendimento à pessoa idosa.” Afirmou a coordenadora de projetos de extensão da UnATI Uerj.
O diretor Renato Veras, afirmou que foi um pouco ousado ao falar com autoridades políticas, por entender a urgência que o projeto tem para melhora de vida dos idosos.
“A UnATI vai fazer, na próxima semana, 30 anos. 30 anos de sucesso. Ou seja, com passar do tempo, eu já posso ser um pouco mais ousado e falar com secretários, falar com autoridade, que a gente precisa melhorar a forma de cuidar das pessoas e, principalmente, dos idosos, com a certeza que nós temos que a cada ano que passa, teremos mais idosos e a demanda vai ser maior o tempo todo. Então, quanto menos errar, quanto mais rápido a gente mudar, será melhor, para que a gente tenha possibilidade de uma qualidade de vida maior da população idosa, que vai crescer. Ela vai continuar envelhecendo.” Afirmou o diretor.
As inscrições para os cursos do projeto QUALIidade ocorreram entre os dias 18 e 23 de agosto. Após todas as etapas do processo seletivo, o resultado final será divulgado no dia 06 de setembro.
Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Carlos Henrique Cavalcante e Guilherme Rezende.