O secretário de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, Nelson Rocha, recebeu a medalha José Bonifácio, na Capela Ecumênica da Uerj. A homenagem foi realizada por conta dos serviços prestados ao estado e pela constante parceria do político com a Universidade, em especial nos últimos anos.

Nelson Rocha possui graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis e possui mais de 20 anos de vida pública, tendo ocupado o cargo de secretário de Fazenda em 2002 e em 2021. Além disso, já recebeu outras duas honrarias por seus serviços: a medalha Pedro Ernesto, em 2004, e a Tiradentes, em 2022. No ano passado, foi nomeado secretário de Gestão e Planejamento pelo governador Cláudio Castro, cargo que ocupa até hoje.

A medalha José Bonifácio é concedida a brasileiros ou estrangeiros que tenham se destacado nos setores da educação ou da cultura, em especial para pessoas que tenham prestado serviços que, de algum modo, tenham beneficiado a Uerj. O reitor Mário Carneiro falou sobre a concessão do título ao secretário.

“É evidente que quem estava aqui viu o currículo dele. É uma pessoa que tem uma trajetória muito importante no serviço público e na área acadêmica também. E além disso contribuiu com a universidade em vários momentos de dificuldade, isso ficou bem claro aqui, então é uma homenagem mais do que justa e eu particularmente estou muito satisfeito com isso.”

No evento, Nelson Rocha pontuou que sempre teve uma relação de proximidade com a universidade. De acordo com o secretário, a parceria foi muito importante, principalmente com o antigo reitor da Universidade, Antonio Celso, auxiliando na recuperação da Uerj durante a crise que enfrentou.

Para os próximos anos, o secretário afirma que o Brasil receberá uma bolsa de ativos sustentáveis, o que fará com que a Uerj aumente sua importância no desenvolvimento de profissionais, com novas atribuições para que projetos de sustentabilidade sejam implementados na sociedade.

“Então a universidade vai acompanhar também para que ela possa contribuir formando pessoas, seja engenheiros florestais, sejam pessoas na área de economia e finanças atuando em ativos digitais, seja a economia do mar, então tem um aprofundamento muito grande, e com uma universidade por trás para dar o suporte existe essa possibilidade. Então a UERJ, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem essa chance de poder ser esse principal elemento para contribuir na formação desses novos profissionais.”

Nelson Rocha agradeceu ao reitor Mário Carneiro pela homenagem e pontuou que a premiação o aproxima novamente da academia, ressaltando a Uerj como um espaço muito especial em sua vida.

Do Rio de Janeiro para Rádio Uerj, Jônatas Levi.