A Uerj abriu as comemorações do centenário de Celso Furtado em cerimônia realizada no dia 27 de outubro com a inauguração de um painel fotográfico em homenagem ao pensador, no hall do Pavilhão João Lyra Filho no Campus Maracanã. O reitor Ricardo Lodi comentou sobre a atualidade das questões levantadas por Celso com o momento que estamos vivendo e a importância de celebrar esse ano comemorativo na Uerj.

Com um vasto currículo em diferentes áreas do conhecimento, o paraibano Celso Monteiro Furtado teve mais de 30 livros publicados, traduzidos para 12 idiomas, e ficou muito conhecido por sua contribuição intelectual no desenvolvimento do Brasil e da América Latina.

Furtado era casado com a jornalista Rosa Freire D’Aguiar, que também participou da cerimônia e falou diretamente da França. Além de comentar sobre as inúmeras contribuições sociais de Celso, ela destacou o congresso internacional promovido pela Uerj em sua homenagem, que ocorre de 3 a 7 de novembro e terá a participação de personalidades de todo mundo.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Lucas Carvalho.