Em comemoração ao dia dos professores, celebrado no dia 15 de outubro, a reitoria da Uerj anunciou novas medidas que reconhecem e valorizam o trabalho desenvolvido pelos docentes a partir de novas bolsas.
No pronunciamento, o Reitor da Universidade Ricardo Lodi anunciou a criação do Programa de Incentivo à Docência na Graduação, que pretende agir como incentivo às experiências e práticas típicas e inovadoras dos cursos através do fornecimento de cerca de 600 bolsas como forma de estímulo, o que permitirá o reconhecimento de ações do trabalho de professores no ensino, principalmente, os atuantes na graduação.
Lodi declarou que o PROCIÊNCIA também será contemplado, valorizando ainda mais a pesquisa científica na universidade, com a ampliação do projeto a partir da criação de 500 novas bolsas, além das atuais, totalizando 988.
Além disso, serão disponibilizadas mais 405 bolsas discentes para atendimento e desenvolvimento dos projetos de extensão, esse aumento expande o número para 900 bolsas extensionistas, chegando a quase o dobro do atual.
O Reitor, ainda agradeceu aos professores pelo sacrifício no trabalho desenvolvido durante os últimos períodos, realizados de forma remota. Também frisou que o projeto de universidade pública, gratuita, referenciada socialmente, laica e de excelência passa pela valorização do seu corpo docente e garantiu que recompensar a excelência acadêmica da equipe docente, é mais uma das formas de fazer com que a Uerj realize mudanças na vida das pessoas.

Diretamente do Rio de Janeiro, Ana Júlia Brandão para a Rádio Uerj.