No terceiro dia de evento, o ciclo de encontros Uerj com RJ trouxe como tema “Economia, sustentabilidade e inovação” e abordou como estas áreas podem ser fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro em um cenário pós-pandêmico.

O encontro contou com a participação dos professores da Uerj, Adacto Ottoni, do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente, e Letícia Cotrim, da Faculdade de Oceanografia. Além dos convidados externos, Edson Kayapó, que é ativista do movimento indígena e professor do Instituto Federal da Bahia, e Eduardo Murad, professor do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF. O evento, desta vez, foi mediado pelo jornalista Rodrigo Polito, especialista no mercado de energia e consultor editorial na MegaWhat.

Para introduzir a pauta do dia, Rodrigo Polito ressaltou a importância do tema “Economia, sustentabilidade e inovação” nesse período de crises econômicas, além de enfatizar a relevância dessa pauta para a retomada da economia brasileira frente ao cenário atual.

“Por falar em ‘Economia, Sustentabilidade e Inovação’, é um tema muito crítico por diversas dimensões, umas delas é que a gente passou por um longo período de crises econômicas, a gente passou por uma crise nossa, antes da crise da pandemia, tivemos a crise da pandemia muito aguda, estamos vendo agora repercurssões da guerra, uma repercurssão global que afeta os mercados como um todo, e como pensarmos em retomada econômica no Brasil hoje, considerando um novo cenário completamente diferente”

Iniciando as falas dos convidados, a professora Letícia Cotrim destacou a importância de falar sobre os oceanos no Estado do Rio de Janeiro. Ela citou o valor dos mares para a saúde do nosso planeta, mas o discurso foi focado na relevância comercial dos oceanos e como eles são essenciais para a economia do nosso estado de diversas formas, como para geração de energia, transporte e comércio. A professora de Oceanografia, também falou um pouco da importância das medidas de preservação dos mares para a estabilização do clima.

Já o professor de Engenharia, Adacto Ottoni, falou sobre a sustentabilidade como a solução dos problemas ambientais do Rio de Janeiro, e que as políticas públicas devem estar alinhadas com as medidas sustentáveis. Além disso, o professor ainda citou alguns problemas sanitários e ambientais recentes do Rio de Janeiro, como a crise hidroenergética e a crise da geosmina, evidenciando a falta de competência dos orgãos políticos nas soluções de sustentabilidade.

Ainda sobre sustentabilidade, o professor e ativista indígena, Edson Kayapó, falou um pouco sobre a importância do diálogo com a população indígena para a preservação do meio-ambiente e concluiu sua fala frisando que esses povos precisam de espaço, visibilidade e proteção dentro da sociedade carioca.

Para finalizar as falas dos convidados, o professor Eduardo Murad, trouxe para a conversa a verdadeira definição de inovação e falou sobre a constante desinformação e falta de transparência no cenário atual. Além disso, o comunicador enfatizou a importância do pensamento sistêmico e da reflexão para o entendimento dos efeitos das escolhas pessoais na sociedade.

Após a conversa, os participantes abriram espaço para responder perguntas do público sobre os temas abordados na palestra.

Para conferir tudo que rolou no evento na íntegra, confira o debate completo no Canal da TV Uerj no Youtube.

Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, João Gabriel Gomes.