A Uerj concedeu o título de professora emérita à Nilda Alves, no último dia 23, durante uma cerimônia na Capela Ecumênica. O evento foi marcado por diversas homenagens e uma aula magna, onde a professora destacou o papel da educação e das políticas públicas para a área.

Dois vídeos retratando a trajetória da professora foram exibidos ao público e causaram muita emoção. O primeiro apresentava uma aula sobre a Revolta da Chibata, fazendo um contraponto com os dias atuais, e o outro refletia sobre a diversidade na linguagem entre os povos.

Em sua entrada, Nilda Alves foi recebida de pé e ovacionada pelos convidados e, durante seu discurso, a docente também recitou o refrão de “Não Deixe o Samba Morrer” para se referir ao legado que está deixando para a educação.  A homenageada não conteve a alegria por receber o título de professora emérita.

“Gente, essa é a maior honraria que uma universidade pode fazer a uma professora ou um professor. Eu tô muito feliz, muito honrada com essa possibilidade”, expressa a professora

Nilda Alves destacou que a cerimônia para conceder o título de professor emérito é importante para apresentar a vida do docente. Outro ponto que ela sinalizou é que a cerimônia exibe o reflexo do seu trabalho social na universidade através dos alunos.

Nilda Alves é professora, pesquisadora, militante e um nome de peso na área intelectual no Brasil.  Uma de suas áreas de estudo e pesquisa foca nos excluídos e marginalizados da sociedade.  Além disso, ela também contribui na luta dos professores e do ensino público.

Com produção de Yan Ney, do Rio de Janeiro, para a Rádio Uerj, Gabriel Segantini.