Está com saudades dos corredores da Uerj? A espera está acabando! A Universidade definiu os calendários acadêmicos dos próximos três períodos letivos, com retorno gradual à modalidade presencial.

As aulas começam no dia 2 de fevereiro, respeitando os protocolos sanitários, com oferta prioritária das disciplinas práticas e de laboratório, daquelas relacionadas a estágios e trabalhos de campo, e ainda das teóricas que não estiveram disponíveis nos Períodos Acadêmicos Emergenciais. As demais disciplinas serão oferecidas parcial ou integralmente de forma remota. Neste período, 2021/2, ainda valem algumas regras adotadas excepcionalmente para minimizar os transtornos impostos pela pandemia, como o trancamento especial de matrícula, possibilidade de cancelar matérias após o SAID, e mais.

Já no período seguinte, 2022/1, a volta é completa, com todas as disciplinas e atividades ofertadas de forma presencial. A deliberação que aprovou os calendários ressalta que em caso de novo agravamento da pandemia, sinalizado oficialmente pelas cores das bandeiras nas regiões onde a Uerj oferece cursos de graduação e pós-graduação, serão autorizadas atividades letivas emergenciais. O reitor Ricardo Lodi afirmou que a volta precisa estar atenta às realidades de cada unidade, cada município, já que a cobertura vacinal não é uniforme, e reforçou que a apresentação do passaporte de vacina será obrigatória. Leia a deliberação na íntegra, com todas as datas dos três calendários aprovados, em www.uerj.br na seção Notícias.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, João Gabriel Peres.