Muito mais do que apenas garantir a reserva de vagas nas universidades, a política de ações afirmativas tem um importante componente de transformação social. Em muitos casos, é só por conta dessa medida que muitas famílias veem o primeiro de seus membros adentrar o ensino superior. E a transformação é real.

Por isso, a primeira edição do Programa Campus em 2019 escolheu o tema para o debate. Há 15 anos, a Uerj foi a primeira das grandes universidades do Brasil a implementar o sistema. Desde então, mais de 24 mil alunos foram beneficiados por essa política. Nosso programa apresenta algumas de suas histórias.

Desde 2002, quando a Uerj realizou o primeiro processo seletivo , com as cotas, muita coisa mudou. Os alunos passaram a contar com uma série de benefícios que visam garantir sua fixação na universidade. Da bolsa permanência, ao auxílio do material didático e o passe livre, o sistema converge para tentar dirimir distorções sociais históricas.

A Sub-reitora de graduação, Tania Netto, destaca que são visíveis as mudanças que a política de cotas promoveu na Universidade. Além disso, destaca o empoderamento dos beneficiários do sistema que passam a dar “exemplo no investimento na educação e no valor que é estudar”.

Veja o programa na íntegra: