Uerj inaugura hospital em Cabo Frio e anuncia criação de cursos de graduação na cidade. O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro teve sua cerimônia de abertura no dia 15 de outubro com a presença de autoridades da Uerj, do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio.

A nova unidade de saúde pública da Região dos Lagos vai inicialmente priorizar o atendimento aos pacientes com Covid-19 e o tratamento das sequelas provocadas pela doença. No futuro, será ligado à Faculdade de Ciências Médicas que a instituição abrirá na cidade. O hospital tem capacidade para até 50 leitos e vai contar com o trabalho de cerca de 380 profissionais. A unidade foi nomeada em homenagem ao médico sanitarista e ex-reitor da Uerj Hesio Cordeiro, professor do Instituto de Medicina Social da Universidade e um dos idealizadores do SUS.
O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, ressaltou que o serviço não será oferecido apenas na pandemia, mas permanecerá como legado para toda a região. Segundo o reitor Ricardo Lodi, a Universidade ainda tem planos de levar para a Região dos Lagos cursos de Ciências Ambientais e Geografia, além de Ciências Médicas.
Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, João Gabriel Peres