Tivemos a honra de cobrir um marco importante para a comunidade acadêmica no estado do Rio de Janeiro: a inauguração do Restaurante Universitário do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ).

Como esperado, a jornada para alcançar este marco não foi fácil. A professora Catia Antonia, pró-reitora de Políticas e Assistência Estudantis, comentou sobre as dificuldades encontradas para chegar a esta realização.

“A maior dificuldade, primeiro, foi a pandemia. A segunda maior dificuldade é que a realização da implementação do restaurante ele precisou contar com vários setores da Universidade, não só a PR4. A PR4 propôs, em conjunto com a direção e a vice-direção desta unidade, e a partir dali, todo um trabalho foi feito de incorporação e de debate junto aos estudantes, junto a toda comunidade interna do IPRJ, até chegar ao processo de licitação”, explica.

O restaurante está aberto a todos os alunos de graduação e pós-graduação, com critérios de elegibilidade claros baseados no status socioeconômico do estudante. Os estudantes cotistas que não recebem auxílio alimentação pagarão apenas R$ 2, enquanto os discentes de ampla concorrência, mas não em situação de vulnerabilidade, pagarão R$ 3. Os que já recebem auxílio alimentação pagarão R$ 14,25.

Além de servir aos estudantes, o restaurante universitário da Uerj tem um papel crucial na manutenção da qualidade alimentar. Isso será garantido através de rigorosos padrões técnicos que serão regularmente supervisionados e fiscalizados por nutricionistas.

A professora Catia Antonia antecipa um projeto de expansão do restaurante, atualmente com capacidade para servir até 500 pessoas para o almoço e jantar, com a esperança de construir uma cozinha industrial no futuro.

“Hoje, o que estamos fazendo, na verdade, é a implementação de uma pedra fundamental e a possibilidade de se construir a cozinha industrial”, comenta Catia.

A diretora do Departamento de Assistência Alimentar e Mobilidade Especial, professora Patrícia Perez, destacou que esse é um modelo pioneiro para o fornecimento de refeições embaladas fora do Rio de Janeiro, oferecendo opções adequadas para estudantes com diferentes necessidades alimentares, incluindo vegetarianos.

“O público vegetariano será contemplado com a opção do prato proteico principal, que são preparações proteicas elaboradas à base de cereais, leguminosas, ovos e leite derivados.”, expõe a professora.

As expectativas são altas. O vice-diretor do Instituto Politécnico, professor Lucas Lima, espera que o restaurante incentive os alunos a passarem mais tempo na universidade.

“A gente tinha uma cultura muito de grupos de estudo que foi perdida pós-pandemia e que a gente tem um rendimento muito melhor dos nossos discentes e que a gente também reduz a evasão, porque, infelizmente, a gente perdeu discentes porque não tinham condições de continuar na Uerj”, lamenta Lucas.

O vice-reitor em exercício, professor Lincoln Tavares, vê o restaurante como um local de socialização essencial para a formação integral do estudante.

“Vários fatores acabam congregando para que o estudante permaneça junto aos demais segmentos na unidade acadêmica, valorizando assim a sua condição de formação. É mais uma garantia e é mais uma conquista por parte de todos que compõem a unidade”, destaca o vice-reitor.

O professor Mário Carneiro, reitor da Uerj, celebrou a inauguração como a realização de um sonho e o início de uma iniciativa que visa expandir o sistema de alimentação para outros campi.

“É muito importante para nós a realização de um sonho, a gente começar a levar o sistema de alimentação da Uerj para os outros campi. A gente sabe que é importante que o servidor e o nosso aluno estejam sempre bem alimentados. E esse modelo é um modelo que vai replicar para algum dos nossos outros campi. A ideia é essa, esse é o primeiro passo”, conta Mário.

No coração deste empreendimento estão os estudantes. Yasmin Barbosa, uma estudante da Uerj, nos conta sua gratidão e alegria com a inauguração do restaurante.

“E é de extrema importância para todos nós alunos, principalmente para mim, ter uma comida de qualidade. A gente sabe quanto que a faculdade consome nosso tempo, então poder gerir esse tempo já tendo uma alimentação saudável, uma alimentação de qualidade, já vai economizar muito, tanto financeiramente quanto o nosso tempo também. E a gente está muito grato por todo mundo que pode proporcionar isso para todos nós, alunos, servidores e professores”, comemora.

É evidente que a inauguração do restaurante universitário da Uerj em Nova Friburgo não é apenas um passo adiante para a instituição, mas um marco para a comunidade acadêmica como um todo. Espera-se que este seja o primeiro de muitos passos para garantir que os estudantes da Universidade, onde quer que estejam, tenham acesso a uma alimentação de qualidade, acessível e sustentável.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio UERJ, Daniel Luz.