A Universidade do Estado do Rio de Janeiro participou, entre os dias 8 e 11 de novembro, da segunda edição do Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina.

Sediada no Piér Mauá, a feira contou com estandes e painéis da Universidade, que divulgaram pesquisas e trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica da instituição.

Nos quatro dias de evento, o Rio Innovation Week recebeu mais de 125 mil visitantes e cumpriu com o papel de incentivar a inovação e a tecnologia como impulsionadoras de negócios, estimulando a integração e o dinamismo do mercado.

Em aproximação com essa ideia, a Uerj esteve presente, em especial, na quinta-feira, dia 10, com a palestra da professora Marinilza Bruno de Carvalho, coordenadora do Departamento de Inovação da Uerj, o InovUerj.

Entre as temáticas discutidas no painel que comemorou dez anos de InovUerj, a professora ressaltou os desafios de inovar no Brasil e a diferença entre invenção e inovação.

“Eu comecei com a primeira disciplina em 1996. O projeto começou em 94, tivemos eventos em todas as 48 Universidades. Estudando a disciplina de empreendedor para disseminar dentro da Universidade. E aí o meu departamento aceitou e eu comecei a dar a disciplina. Eu tinha quatro disciplinas, dava aula de sistema, programação estruturada (já que eu sou engenheira de software) e dava uma turma de empreendedor. Então era muito estranho, eles achavam muito estranho discutir empreendedorismo dentro da informática, mas foi um sucesso!”

Além da palestra, a Uerj também contou com um estande em frente ao Armazém 1, com exposição de trabalhos acadêmicos apresentados por alunos e professores, reforçando a importância das pesquisas no contexto do mercado de trabalho.

De acordo com o reitor Mário Sérgio Carneiro, a participação da Uerj no evento é importante para a visibilidade da Universidade.

“Inovação e tecnologia estão dentro da alma da Universidade, que tem sido pioneira em vários processos de inovação. A feira está maravilhosa, ela já é a feira de Inovação da América do Sul, e a tendência é ter um calendário fixo, se tornar maior e a Uerj tem que estar sempre presente, cada vez mais presente aqui.”

Do Rio de Janeiro para a rádio uerj, Beatriz Pereira.