A Uerj é uma das sete instituições brasileiras contempladas para integrar a “Iniciativa para a Erradicação do Racismo na Educação Superior”, proposta pela Unesco. O Projeto do Grupo de Pesquisa Cultura e Identidades no Cotidiano é uma das 26 iniciativas selecionadas em diversos países para compor a campanha.

A intenção é promover ações na internet voltadas às reflexões e discussões sobre as modalidades de racismo que ainda persistem nas instituições de ensino superior do Brasil, sejam de natureza discriminatória, estrutural ou sistêmica.

Desde 23 de setembro, a comunidade universitária e o público em geral pode acompanhar “Conversas para uma Educação Antirracista: dialogando com imagens”, de forma gratuita, pelo canal “Grupo de Pesquisa Culturas e Identidades no Cotidiano” no YouTube.

Até o dia 11 de novembro serão sete sessões semanais com duas horas de duração, dedicadas a diferentes temáticas, sempre às seis da noite. Confira a programação completa em www.uerj.br na seção Notícias.

De acordo com a coordenadora do projeto, Mailsa Passos, os temas abordados nos encontros são voltados para todos os interessados em problematizar situações de racismo nas políticas e nos sistemas de ensino superior.

Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Bruna Gomes.