Em mais uma de suas importantes contribuições para o legado da ciência, a Uerj participa de um estudo pioneiro sobre o padrão alimentar de crianças brasileiras com até cinco anos de idade.
A pesquisa tem como principais pilares a avaliação das práticas do aleitamento materno, alimentação complementar, do consumo alimentar, do estado nutricional a partir de dados de medida do corpo e a prevalência de carências nutricionais, além disso conta com dados recolhidos através da visita a 12 mil domicílios em todo o país e da participação de cerca de 14 mil crianças.
O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, Enani, é coordenado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ, em parceria com a Uerj, a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade Federal Fluminense.
Gilberto Kac, coordenador do projeto, afirma que a pesquisa com abrangência nacional mais recente era de 2006 e abordava exclusivamente anemia e carência de vitamina A. Agora, segundo ele, através do Enani novas evidências científicas estão disponíveis para apoiar políticas públicas de saúde.
Os resultados do estudo estão sendo lançados em etapas através dos “Encontros Enani-2019”, webinários realizados via Youtube, e já contam com seu sexto relatório.
Confira mais informações em: www.uerj.br na seção “Notícias”

Diretamente do Rio de Janeiro, Ana Júlia Brandão para a Rádio Uerj.