O ex-ministro Roberto Amaral realizou doação de cerca de 12 mil livros de sua biblioteca pessoal para a Uerj. Os exemplares de diversas áreas de estudo e pesquisa serão transferidos para a instituição após o falecimento do ex-político.

Nascido em Fortaleza, no Ceará, Roberto Amaral foi ministro da Ciência e Tecnologia entre 2003 e 2004. Com currículo expressivo, é formado em Direito e Filosofia, além de ter atuado como jornalista e professor.

De acordo com o termo firmado com a reitoria, os livros serão catalogados e redistribuídos entre as doze bibliotecas da Rede Sirius. Além disso, serão disponibilizados online para empréstimo.  Apenas os itens considerados raros ou valiosos terão acesso restrito e poderão ser consultados no Núcleo de Memória, Informação e Documentação. Para Roberto Amaral, transferir seus exemplares para a Uerj é uma forma de homenagear o estado e a cidade que o acolheram.

“A principal razão é que se trata de uma universidade pública, e não é uma universidade pública qualquer, é uma universidade que tem um papel muito importante na democratização do acesso ao seus quadros, do acesso de pobres, do acesso de indígenas, do acesso de negros à universidade.”, declarou Amaral.

Durante discurso na solenidade, o ex-ministro relembrou sua relação com os livros e disse que toda sua formação foi dentro de escolas públicas. Também confessou que espera poder contribuir para a formação de muitos jovens e pesquisadores.

“Eu tenho a tentativa de ajudar na politização dos jovens, e a forma que eu encontrei é a preservação do acervo por uma universidade pública que vai possibilitar esse acesso ao maior número possível de pessoas.”, finalizou.

Com colaboração de Lorran Rosa, do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Julia Camara.