Existem medicamentos e vacinas contra o novo Coronavírus?

Todos os dias a seguinte pergunta surge entre familiares, amigos e redes sociais: “Existe algum tratamento para prevenção ou cura para a COVID-19?” A resposta é NÃO! Até o dia de HOJE, não existem medicamentos ou vacinas específicas que tratem ou previnam essa doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), embora existam medicamentos que aliviam os SINTOMAS da COVID-19, como a febre, não se pode afirmar que existe algum medicamento específico para prevenir ou curar esta doença.

Neste momento, cientistas do mundo todo, inclusive dos hospitais, centros de pesquisas e das universidades públicas brasileiras, estão se esforçando em busca de remédios eficazes e vacinas que possam prevenir a infecção pelo Coronavírus. O objetivo de tudo isso é conter a pandemia o mais rápido possível. Afinal, é o que todos os habitantes do planeta desejam, independente de sua posição política, cor, raça, crença ou nível econômico.

A OMS também ressalta que é importante NÃO fazer o uso de nenhum medicamento que vem sendo divulgado para o tratamento da COVID-19 por conta própria caso você suspeite que foi infectado pelo vírus ou tenha sido diagnosticado como caso positivo. Se você estiver apresentando os sintomas da COVID-19, como febre, tosse e dificuldade de respirar, é necessário que procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa para receber orientações adequadas.

Esse é um boletim informativo da Rádio Uerj em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (NEPeFaC) da Universidade Federal de São João Del-Rei, campus Divinópolis-MG.