“Rumores” foi o hit eleito pela banda “Rennato Cinelli e os Unicórnios Leguminosos”, grande campeã do primeiro Festival Pelas Bandas da Uerj, para se transformar em clipe. O produto audiovisual fazia parte da premiação que incluiu, também, um grande show realizado na Uerj em setembro do ano passado. Enquanto não é disponibilizado em nossas redes, apresentamos o elemento que nos ajudou a contar essa história temperada com muitas cores e toneladas de  irreverência: o chroma-key.

O efeito de chroma-key é um processo onde o computador utiliza uma determinada cor para definir a transparência de uma imagem. No nosso caso utilizamos o chroma-key verde.
Como queríamos fazer movimentos de câmera utilizamos alguns marcadores verde-claro na parede do chroma, estes serviram para o software poder rastrear e recriar o movimento que a câmera fez posteriormente. Também tivemos que ter o cuidado de pedir à banda que não utilizasse figurinos da cor verde.

Após as filmagens e a edição inicial do clipe, passamos a etapa de recorte do chroma e inserção dos efeitos. Em primeiro lugar fizemos o rastreamento das imagens a partir dos marcadores, como não era necessário inserir fundos em 3D optamos por rastrear somente o movimento 2D. Feito isso passamos para o recorte de fato da cor verde.

Como tínhamos os marcadores aplicamos primeiro um efeito de “Níveis” e manipulamos o canal verde para obter uma cor mais homogênea entre os marcadores e a parede pintada. Após essa etapa aplicamos o efeito “Keylight”, nativo do After Effects, e indicamos a cor a ser recortada. O primeiro recorte automático nem sempre é o ideal então sempre são necessários alguns ajustes para definir exatamente o que desejamos que seja totalmente opaco e transparente. Foi necessária a criação de algumas máscaras por conta de certos elementos reflexivos do figurino. Com essa etapa concluída, nós duplicamos a camada da imagem e utilizamos esta, com os efeitos, apenas como um guia para o recorte, usando o canal alfa para definir o que é opaco e o que é transparente, guiando uma outra camada, da mesma imagem, mas sem efeitos. Ao final deste momento temos uma imagem com fundo transparente e as cores corretas.


Em seguida aplicamos o fundo desejado, ligado aos dados de rastreamento colhidos anteriormente, e fazemos uma pequena correção de cor da camada com os personagens para mesclar melhor com o fundo.