Núcleo de Memória Audiovisual participará da 8ª Semana Nacional de Arquivos

Por |2024-06-05T21:48:56+00:00junho 5, 2024|Eventos, Notícias|

Com o tema Arquivos Acessíveis , a 8ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, acontecerá de 3 a 9 de junho de 2024. No dia 5 de junho, quarta-feira, o Núcleo de Memória Audiovisual do CTE (NuMA/CTE/UERJ) participará pela 6ª vez da SNA, com a seguinte programação:

 

1º evento- Workshop: Acessibilidade Cultural e Questões Raciais – das 11h às 12h30

Apresentação: Isadora Machado (Consultora e produtora nas áreas de Acessibilidade Cultural e Acessibilidade Digital. Mestranda em Cultura e Territorialidades – UFF. Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).

O workshop tem como objetivo oferecer um panorama da população negra com deficiência, abordando as interseções entre raça e deficiência. Serão discutidos os impactos dessas questões, bem como a importância e necessidade da racialização nos processos de acessibilidade.

2º evento- Bate-papo: Acessibilidade e desenvolvimento tecnológico – das 14h às 15h30 

Debatedores: Diogo Santos (Professor de Filosofia da Educação e Coord. de Projetos Pedagógicos do CTE/UERJ) e Danielle Ribeiro (Coord. do NuMA – CTE/UERJ) com mediação: André Leal (CTE/UERJ).

Exibição de vídeo de apresentação do Núcleo de Memória Audiovisual do Centro de Tecnologia Educacional da Uerj (NuMA/CTE/UERJ) seguida de debate com profissionais do CTE sobre a acessibilidade no campo do desenvolvimento tecnológico e na gestão para acesso de arquivos audiovisuais. A proposta é pensar as questões contemporâneas de acessibilidade a partir dos conceitos de alteração fundamental e desenho universal com base no jogo The Last of Us 2 e também em difundir a experiência na acessibilidade de acervos audiovisuais institucionais.

3º evento- Workshop: Podcast e acessibilidade: um campo em construção – das 16h às 17h30

Apresentação: Gledson Augusto de Souza (Coord. da Rádio Uerj). 

O workshop irá abordar as ferramentas disponíveis que ajudam a realizar a transcrição de áudio em texto, assim como também, a transformar texto em áudio para atender pessoas com deficiências auditivas e visuais. O apresentador falará sobre como o aumento na capacidade de armazenamento e processamento dos dispositivos, tem permitido essa transformação com cada vez mais rapidez para realização do trabalho. Isso aliado aos softwares de inteligência artificial que facilitam e automatizam esses processos.

 

As atividades serão realizadas no formato híbrido e também serão transmitidas pelo canal da TV Uerj no Youtube.

Local: Núcleo de Memória Audiovisual do CTE/UERJ – 2º andar – Bloco C (Ao lado do Núcleo MID)
Transmissão: Canal da TV Uerj (www.youtube.com/tvuerjoficial).

Mais informações: numa.cte.uerj@gmail.com 

*Eventos com certificado de participação.

Ir ao Topo