Sinopse: Vídeo especial que fala de iniciativas localizadas no Rio de Janeiro que lidam com a saúde mental. Destaca-se o trabalho realizado pela Dr.ª Nise da Silveira, através da arteterapia e formas não invasivas de tratamento. Além disso, menciona outras iniciativas localizadas no bairro do Engenho de Dentro, como as comunidades terapêuticas, coordenadas por Oswaldo Santos, e a unidade integrada, coordenada por Washington Loyello. O vídeo também trata do Museu Imagens do Inconsciente (MII), localizado no mesmo bairro, e fala sobre alguns artistas representados no museu, dentre eles Fernando Diniz. Alguns psiquiatras como Paulo Pavão, do Hupe, destacam o caráter cultural da loucura, indicando que diferentes sociedades lidaram com o fenômeno de formas distintas. Nesse sentido, a importância da participação da família no tratamento psiquiátrico dos sujeitos em sofrimento psíquico se apresenta como fundamental, necessitando também serem amparados e assistidos pelo sistema de saúde nesse processo. Ademais, Washington Loyello, psiquiatra do Hupe e perseguido pela ditadura militar de 1964, destaca que a história da psiquiatria representa a integração entre as dimensões biológica, psicológica e social do indivíduo. Loyello afirma também que o estado alterna a visão que deseja privilegiar sobre a psiquiatria entre aquela humanizada e a que deseja transformar o hospital em um “depósito de doentes”. É apresentado o caso de Lima Barreto e sua representação da internação na sua obra Triste Fim de Policarpo Quaresma. Nesse sentido, Pavão destaca o papel da arte para expressão das pessoas e suas tentativas de responder os anseios de seu tempo. Por fim, o vídeo apresenta iniciativas de tratamento de saúde mental promovidas pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto, como o “Hospital Dia”. Localizado no bairro de Vila Isabel, busca oferecer oficinas terapêuticas de teatro, música, arte, entre outras. A estrutura procura assim minimizar o impacto da internação, criando conforto e aproximando os usuários de um cotidiano de socialização.
Com participação de: Paulo Pavão (Hupe), Washington Loyello (Psiquiatra), Maria Helena Bernardo (Hupe), J.J. Almir (Participante das oficinas do Hospital Dia), José Luis e Aidra Dutra (Terapeutas ocupacionais do Hospital Dia do Hupe).
Edição: 1087, Série: 1000
Ano: 2004
Ficha Técnica
Narração: Renata Augusta
Direção: Dilson Miklos
Roteiro: Héris Arnt
Cinegrafia: Guapi Góis, Noel Pacheco
Edição: Carlos Alberto Blanco
Formato Nativo: VHS
Tags: Especial, Saúde Mental, Loucura, Sociedade, Psiquiatria, Arte, HUPE, Psicologia, Reforma Psiquiátrica, Nise da Silveira, Museu Imagens do Inconsciente, Lima Barreto, Terapia Ocupacional, Rio de Janeiro, Engenho de Dentro, Hospital Dia, Leon Hirszman, A estrela de oito pontas, Paulo Pavão, Washington Loyello, Maria Helena Bernardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Universitária.