Programa Campus: Especial de Natal sobre o Direito à Terra

Por |2025-03-21T16:43:14+00:00março 21, 2025|Campus|

 

Sinopse: O especial de Natal do programa Campus de 1995 seria um programa sobre as festas de fim de ano, mas com as entrevistas realizadas com a população, acabou tomando outro rumo e se centrando na população sem terra. O vídeo produzido aborda a problemática da falta de reforma agrária no Brasil e como isso impacta na população, trazendo dados estatísticos e relatos de trabalhadores rurais, bem como de convidados célebres que falam sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e também sobre a Associação dos Trabalhadores Rurais de Mutirão da Fé. O programa conta com os registros fotográficos de João Roberto Ripper ao longo do vídeo.

Participações de: Pe. Ricardo Rezende (Casa Paroquial/PA), Rachel de Queiroz (Escritora), Ela Wiecko de Castilho (Procuradora da República), Edson Mendes da Silva (Ass.Trab. Rurais/Mutirão da Fé), João Roberto Ripper (Fotógrafo), Cristiano Guedes (Trabalhador Rural/Vídeo produzido pela pastoral da Terra) e Frei Leonardo Boff.

Ficha Técnica

Apresentação: Flávio Leão e Christiane Vianna.

Edição: Jairo Delane Supervisão de

Câmera: Guapiassu Góis e Jaime Guimarães

Assistente de produção: Consuelo Cavancante e Marcos Feital

Direção de Fotografia: P. C. Alves

Direção de Arte: Denise Samis

Roteiro: Heitor Silva

Direção Executiva: Tânia Salomé

Direção: J. A. Medeiros

Locução: Gil Filho

Edição: 114

Série: 3

Ano: 1995

Formato Nativo: VHS

Tags: Reforma Agrária, MST, Movimento dos Sem Terra, Chico Mendes, Ricardo Rezende, Assentamento, Propriedade Privada, Patrimônio da União, Concentração Fundiária, Fórum Nacional da Violência Contra o Campo, Trabalhadores Rurais, Usucapião, Fome, Miséria, Natal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Uerj, TV Universitária, Raquel de Queiroz, Leonardo Boff

Ir ao Topo