Curso de Atualização em História Negra: Arte Afro-brasileira

Sinopse: O III Curso de Atualização em História Negra convida Roberto Conduru, professor Associado de Teoria e História da Arte na Uerj. Roberto também é pesquisador na área de Artes, membro e vice-presidente do Comitê Brasileiro de História da Arte – CBHA, do qual foi presidente (2007-2010) e membro do Conselho Deliberativo (2004-2007, 2010-2013). Para apresentar o curso, Conduru traz visões sobre a arte brasileiras que visam representar afro-descendentes, comentando impressões e estigmas que permeiam essas expressões, além de utilizar recursos visuais para referenciar grandes artistas como Abdias Nascimento, Rubem Valentim e Djanira. O curso, promovido pela Coordenadoria de Interação Comunitária da Uerj, teve como objetivo informar, instrumentalizar e atualizar os interessados na temática, ampliando a discussão das relações raciais na sociedade brasileira.

Com participação de: Roberto Conduru e João Costa Batista (Coordenador do curso).

Edição: 2, Série: 1259

Ano: 2004

Nativo: VHS

Tags: Roberto Conduru, João Costa Batista, Arte Afro-brasileira, Arte Brasileira, Curso de Atualização em História Negra, História da Arte, CBHA, Negritude, Estudos Raciais, África, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari, Djanira, Abdias Nascimento, Rubem Valentim, Coordenadoria de Interação Comunitária da Uerj, CTE, TV Universitária, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional.

Ir ao Topo