Curso de Atualização em História Negra: Nei Lopes

Sinopse: Aula gravada para o III Curso de Atualização em História Negra, ministrada pelo escritor e estudioso das culturas africanas, Nei Lopes. O tema da palestra foi “Afro-América: Africanidade é uma construção das civilizações americanas”, que discorre sobre a composição populacional de afro-descendentes nas Américas, uma vez que é possível perceber a existência de povos Bantos e Sudaneses, principalmente na região do Caribe. Nei comenta sobre o livro “Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana”, onde sobre a dispersão africana pelas Américas, e prossegue explicando o termo “diáspora”, palavra grega que significa dispersão, e como esse termo se relaciona com o povo negro e sua dispersão nas Américas. Lopes avança informando como esses povos são um conglomerado de povos com afinidades culturais e mesma base linguística, análogos aos povos latinos (que também possuem possíveis afinidades culturais e mesma base linguística), explicitando onde eles se encontram e como se formaram. O escritor também aborda a questão da escravidão e como a esta ocorria já no prórpio continente. Porém, o movimento escravista acontecia no modelo clássico, tal qual em civilizações antigas. Indica ainda, o caso de ascenção social da pessoa escravizada em determinadas sociedades que se utilizavam da escravidão clássica. Em contraste, havia o emprego da crueldade e desvalorização da vida humana, no processo de alimentação da máquina escravizadora empregada pelos europeus. Segue apresentando algumas diferenças linguísticas acerca do desenvolvimento da língua Yorubá em diferentes pontos do mundo. Além disso, fala sobre euro-africanos e os afro-americanos, e sobre povos de origem africana em diferentes pontos nas Américas, como em Cuba, em Jamaica, em Peru, em Bolívia, entre outros. O escritor comenta acerca do fato de diversos desses povos terem sido exterminados, porém, suas manifestações culturais permaneceram em sua maioria. Ele continua aprofundando sobre as diversas formas de resistências – passivas e ativas; pacíficas e agressivas; explícitas e implícitas – dos povos africanos diante à escravidão e à opressão sofrida. Adiante, Lopes comenta sobre alguns dos reflexos e consequências dessas formas de resistência, como os Quilombos e os Maroons (conhecidos como Cimarróns, por alguns estudos). No que concerne aos movimentos abolicionistas, o palestrante aponta como nem todos os envolvidos tinham em vista a libertação e benefício dos escravizados – inclusive, com alguns sendo ações de fundo econômico. Ele também comenta sobre algumas consequências da abolição, como segregações e dificuldades de integração, assim como reverberações linguísticas, culturais, sociais e religiosas.

Com participação de: Nei Lopes e João Costa Batista (Coordenador do curso).

Edição: 7, Série: 1259

Ano: 2004

Nativo: VHS

Tags: Nei Lopes, Cultura Africana, Diáspora Africana, Afro-América, Africanidade, Bantos, Sudaneses, Povos Africanos, Escravidão Clássica, Escravidão Européia, Abolição, Euro-Africanos, Afro-Americanos, Manifestação Cultural, Quilombos, Maroons, Cimarróns, Segregração, Luta, Resistência Negra, João Costa Batista, Curso de Atualização em História Negra, Estudos Raciais, África, CTE, TV Universitária, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional.

Ir ao Topo