Memória Uerj: 1º Congresso Brasileiro Nise da Silveira

Por |2023-11-28T22:54:41+00:00novembro 28, 2023|Eventos, Memória Uerj, Série Audiovisual|

Sinopse: Próximo do centenário de nascimento da Dra. Nise da Silveira (1905-1999), no ano de 2004, a Casa das Palmeiras, o Instituto Franco Basaglia, e a Uerj, promovem o 1º Congresso Brasileiro Nise da Silveira. O evento trouxe novas perspectivas, que resgatam a abordagem humanitária na psiquiatria. A Dra. Nise possuía uma posição de profunda defesa da liberdade das pessoas com que lidava, para que assim se assumissem em sua integralidade, indo contra formas agressivas de tratamento como a internação, eletrochoques, insulinoterapia e a lobotomia. O vídeo mostra as falas de congressistas e jornalistas sobre Nise da Silveira, seu trabalho e suas ideias, e como esses influenciaram a psiquiatria a buscar outros campos para seus tratamentos, como a arte. Apresenta entrevistas com usuários e ex-usuários sobre seu trabalho no evento, além de outras pessoas que foram prestigiar o evento. Expõe imagens das exposições, mesas e peças de teatro.

Com participação de: Agilberto Calaça, Pedro Gabriel Delgado, Dulce Pandolfi, Zoé Chagas Freitas, Artur da Távola, Domingos Sávio, Luitgarde O. Cavalcanti Barros, Paulo Delgado, Marco Lucchesi, Perfeito Fortuna, Milton Freire, Marcos Magalhães, Benilton Bezerra, Grupo Harmonia Enlouquece

Edição: 151, Série: 1000

Ano: 2004

Nativo: VHS

Tags: Nise da Silveira, Psiquiatria, Congresso, Casa das Palmeiras, Instituto Franco Basaglia, Arte, Terapia, Imagens do Inconsciente, Direitos Humanos, Agilberto Calaça, Pedro Gabriel Delgado, Domingos Sávio, Luitgarde O. Cavalcanti Barros, Marco Lucchesi, Perfeito Fortuna, Milton Freire, Benilton Bezerra, Grupo Harmonia Enlouquece, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Universitária.

Ir ao Topo