Memória Uerj: A Utopia entre a Prosa e a Poesia

Por |2023-08-01T19:05:08+00:00agosto 1, 2023|Eventos, Memória Uerj, Série Audiovisual|

 

Sinopse: Abordagem sobre os papéis da imaginação e da razão – a ciência na utopia com base nos livros de Thomas More sobre o tema. A mesa traz Renato Janine Ribeiro, mestre pela Sorbonne e doutor pela USP, falando sobre os livros “O príncipe” de Maquiavel e “Utopia” de Thomas More. A obra “O príncipe” traz a dificuldade de explicar a um príncipe republicano o fato de ser tão amoral. Thomas More, com o livro “Utopia” traz diversos questionamentos como o papel da vida ativa x vida contemplativa e fala do contexto de ocium, bem como a discussão sobre o termo “utopia” e seus possíveis sentidos e significados. É abordada também a questão da generosidade como impossibilidade e que isso seria utópico. Por fim, traz a clássica oposição entre prosa e poesia, assim como a poesia e a ciência em um projeto de sociedade.

Série do Labore: Paradigmas ético-culturais de um novo mundo. Apoio: Nuseg, Faperj, Vice-reitoria e SR-3 / Direção Labore: Ricardo VieiraAlves, Coordenação da Oficina Utópica: Nelson Levy / Realização: CTE.

Edição: 07, Série: 1009

Ano: 2003

Tags: Utopia, Prosa, Poesia, Maquiavel, Thomas More, Literatura, Filosofia, O Príncipe, Renato Janine Ribeiro, Sociedade, Urbanização, Labore, Paradigmas ético-culturais de um novo mundo, Ciência, Psicanálise, Uerj, Memória Uerj, CTE, TV Uerj, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, NuMA, TV Universitária.

Ir ao Topo