Sinopse: Debate promovido pelo Programa de Estudos da América Latina e Caribe (PROEALC), com o tema de “Controle Social e Gestão da Barbárie”. Com falas da dra. Estela Scheinvar (PPFH/UERJ) e do deputado Marcelo Freixo, o evento traz questões como políticas públicas que atentem contra a liberdade e os direitos humanos das populações, controlando-as diretamente ou indiretamente a partir de grupos como o tráfico. Nesse sentido, a Dra. Scheinvar problematiza a hegemonia das relações e do pensamento à ordem do direito, criando uma dicotomia entre o certo e o errado na realidade social. Ao fazê-lo, contrói o humano que pode ficar a margem, excluída de direitos e ativamente solicitada por setores da população. Em outras palavras, a gestão da barbárie em nome de algo imposto como “humano”. Já o então deputado estadual Marcelo Freixo, denuncia os aparatos estatais que, embora anunciados como pensados para segurança da população, são na realidade mecanismos de controle micro e macro das populações periféricas, implantando medo nas mesmas. Insere esse debate em um cenário que a pauta dos direitos humanos conlua com uma nova concepção de luta de classes, tendo como locus privilegiado não os espaços de trabalho, mas a eliminação da dignidade humana. O deputado então procura saídas para essa situação, argumentando que as escolas devem ser local privilegiado de diálogo do poder público com a população destas regiões. Além disso, menciona o papel de uma aproximação com os movimentos sociais, e com as expressões culturais das populações periféricas, como o funk. Essas são formas de retirar a perspectiva do “asfalto” sobre as políticas públicas, redefinindo o papel das favelas nas políticas públicas e reconhecendo seu protagonismo.
Com participação de: Marcelo Freixo, Estela Scheinvar, Mônica Torres de Alencar, Dalthan Medeiros Simas, Silene de Moraes Freire.
Edição: 175, Série: 1000
Ano: 2010
Tags: Programa de Estudos da América Latina e Caribe, Debate, Capitalismo, Direitos Humanos, Políticas Públicas, Controle Social, Gestão da Barbárie, Direito, UPP, Polícia, Marcelo Freixo, Estela Scheinvar, Mônica Torres de Alencar, Dalthan Medeiros Simas, Silene de Moraes Freire, Favela, Periferia, PROEALC, Memória Uerj, CTE, TV Uerj, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, NuMA, TV Universitária.