Memória Uerj: Édipo Tirano – E se um herói grego fosse negro?

Por |2023-10-30T22:23:46+00:00outubro 30, 2023|Memória Uerj, Série Audiovisual|

Sinopse: Debate fala sobre a falta de presença do negro no texto de Sófocles e sobre a montagem da peça “Edipo Tirano: e se um heroi grego fosse negro?”. A mesa aborda o racismo, bem como a dívida que a Grécia tem com o Egito pela apropriação da Cultura Africana. Contrapõe os deuses mitológicos com o processo de branqueamento da sociedade em geral, além da questão do anti-semitismo racial.

Participantes: Rogério José (Professor Mestre/UFRJ); Maria José Lopes da Silva (Professora Mestre/Uerj) e André Chevitarese (Professor Doutor/IFCH-UFRJ). Direção: João Pedro Dias Vieira – CTE/Roteiro: Elisabete Estumano.

Nativo: Mini-DV

Edição: 530, Série: 1000

Ano: 2007

Tags: Édipo, Sófocles, Clássico Literário, Literatura Negra, Educação, Movimento Negro, Releitura, Black Athena, Diáspora, Cultura Grega, Teatro, Mitologia Grega, Rogério José, Maria José Lopes da Silva, André Chevitarese, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Uerj, TV Universitária.

Ir ao Topo