Sinopse: Seminário “Políticas de inclusão social: a reserva de vagas nas universidades públicas”, realizado em 2003, após o primeiro vestibular que contou com o sistema de reserva de vagas (UERJ/UENF). O debate contou com personalidades importantes da administração das duas universidades e representantes do governo do Estado. Em suas falas, os palestrantes reiteram a necessidade de se defender a política de reserva de vagas, mesmo que entendam a necessidade de revisar e definir melhor alguns elementos, como a porcentagem de vagas destinadas às alunas e aos alunos cotistas. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino, realiza uma fala contundente sobre a desigualdade, citando dados do IBGE para afirmar que há uma nítida correlação entre raça, pobreza e exclusão. Nesse sentido, as cotas seriam uma solução emergencial e temporária, que viria acompanhada de medidas de média e longo prazo para a educação básica.
Com participação de: Nilcea Freire (Reitora da Uerj), Celso Sá (Vice-reitor da Uerj), Fernando Peregrino (Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação), Laura Ribeiro de Andrade (Secretaria do Estado de Educação) e Salassier Bernardo (Reitor da UENF).
Edição: 272/V. 1 e 2
Série: 1000
Ano: 2003
Apresentadora: Renata Augusta
Formato Nativo: Betacam Vídeo Bruto, sem edições.
Tags: Seminário, Cotas, Cotas Raciais, Reserva de Vaga, Debate, UENF, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Estado, Inclusão social, Desigualdade, Racismo, Educação, Políticas Públicas, Universidade, Vestibular, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Uerj, TV universitária, Nilcea Freire, Celso Sá, Fernando Peregrino, Laura Ribeiro de Andrade, Salassier Bernardo