Sinopse: O Perfil do Pensamento Brasileiro entrevista o intelectual Antônio Houaiss sobre sua vida, carreira e eventos marcantes. Filho de imigrantes libaneses, Houaiss nasceu em 1915 na cidade do Rio de Janeiro e se tornou conhecido por sua atuação como filólogo, crítico literário, lexicógrafo, tradutor, diplomata, enciclopedista, imortal da Academia Brasileira de Letras e até Ministro da Cultura (1992 – 1993). Na entrevista, com tom de uma conversa entre amigos, Houaiss fala sobre a vida política, educação e cidadania, cultura e história e muitos outros temas. Com destaque para o seu principal objeto de estudo, a língua portuguesa e suas constantes diversificações resultantes da capacidade inovativa do povo brasileiro. O entrevistado compartilha desde a experiência de representar o Brasil nas tratativas de acordos de unificação ortográfica da língua portuguesa até dicas de como fazer uma boa feijoada. Antônio Houaiss consegue, mesmo através do seu vocabulário rebuscado, transmitir nesta entrevista sua personalidade gentil e, segundo o jornalista Arthur Poerner, “multifacética”.
Com participação de: José Louzeiro, Arthur José Poerner, Leda Miranda Huhne, Helena Parente Cunha, Ivo Lucchesi, Antônio Carlos Lobo e Sérgio Jaguaribe.
Direção: Milton Alencar Jr.
Produção: Marilisse Navarro
Coordenação: René Capriles, Antônio Carlos Lobo, Arthur José Poerner, Ivo Torres e José Louzeiro.
Edição: 8 e 9
Série: 250
Ano: 1986
Formato Nativo: Betacam
Tags:Antônio Houaiss, Dicionário, Enciclopédia, Língua Portuguesa, filologia, lexicografia, tradução, diplomata, Academia Brasileira de Letras, política, educação, cidadania, cultura, ortografia, UERJ, CTE, NUMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Sindicato dos Escritores RJ, Preservação Audiovisual